19 maio, 2009

Convite


Desde a minha leitura do livro O Mundo é o que você come, de Barbara Kingsolver, muitas mudanças ocorreram na minha vida e muitos interessas se solidificaram, apontando uma nova direção na minha visão de mundo. Ao longo da minha leitura, me chamou especial atenção à questão que envolve a extinção de grande parte de grãos e sementes conhecidas por nós. Desde então tenho pesquisado bastante o assunto e me identificado cada vez mais com as propostas de preservação destes sabores ameaçados. No site Slow Food Brasil, encontramos uma lista dos alimentos brasileiros incluídos na Arca do Gosto. São eles: Pinhão, Arroz vermelho, Babaçu, Bergamota Montenegrina, Farinha de Batata Doce Krahô, Umbu, Palmito Juçara, Guaraná Nativo Sateré-Mawé, Feijão Canapu e Castanha de Baru. Mas a minha pesquisa vai um pouco mais longe e envolve, também, a maneira de lidar com estes (e outros) ingredientes. São receitas, modos de cuidar e de usufruir da alimentação que estão desaparecendo, se perdendo no tempo. E eu gostaria de resgatá-los. Tenho reunido, na medida do possível, receitas de meus antepassados – aqueles velhos cadernos de receitas, escritos à mão, que mesclavam o modo de fazer com uma espécie de economia doméstica. E minha vontade é reuni-los e edita-los novamente. Daí a idéia desta campanha-brincadeira. Estarei recebendo, até o dia 25 de junho, a contribuição de todos aqueles que gostariam de participar do projeto. Selecionarei 25 receitas (com histórias e ilustrações) e publicarei um e-book, que será disponibilizado on-line e enviado para todas as organizações voltadas para as questões de alimentação. Não preciso dizer, que todas as receitas incluídas no livro, receberão os devidos créditos. Na medida que forem surgindo novos alimentos, irei postando informações sobre o mesmo. Espero contar com a ajuda de todos vocês. Desde já obrigada!

12 comentários:

Neide Rigo disse...

Oi, Lara, que ideia genial! Espero que receba muitas contribuições. Um abraço, N

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Obrigada pelo convite Lara, mas com o meu trabalho não conseguirei me dedicar da forma que gostaria.
Mas venho ler o resultado ok?
Beijos

Karen disse...

Vejo minha mãe no final de semana, vou ver se puxo pela memória familiar e ver se encontro algo interessante para participar (mas não posso garantir nada...). É para publicar no meu blog e passar para você ou enviar diretamente? Beijos!

Uci na cozinha disse...

Olá Lara
Primeiramente gostaria de dizer que o teu blog foi um achado! Ele é absolutamente ESSÊNCIAL, principalmente aqueles que como eu,tem especial interesse na culinária e todo o contexto em que está inserida.
Agradeço o convite e, pretendo sim pensar sobre o assunto e escrever um texto para participar.
obrigada e desejos de muito sucesso

Uci na cozinha disse...

Querida Lara
Vou aproveitar para pedir uma sugestão para você, já que parece ser a pessoa mais indicada para o que eu preciso.
Se tivesse que presentear um amigo Chef de cozinha, quais livros você me indicaria?
Se puder me ajudar, desde já fico muito agradecida.
abraços

Dadivosa disse...

Lara, adorei a idéia!
Herdei os livros e cadernos das duas vós, tenho coisas desde a década de 40, que são desse jeitinho aí que você descreveu, com dicas de economia doméstica, dietas para convalescentes e quetais.
Não os trouxe comigo, mas tentarei pensar em alguma coisa, tá?
No mais, super sucesso para esse seu projeto tão bacana.
Um beijo grande

Claudia disse...

Lara,

Adorei o convite e está aceito. Preciso enviar uma receita até a data indicada mas eu tenho que testar? Meu problema aqui neste fim de mundo (literalmente) é achar os ingredientes.

Olhe, sabe que eu tinha um convite par fazer para você também, sabia? Eu na verdade tinha/tenho dois nomes na cabeça e você era um deles, mas é uma coisa maior, mais ambiciosa, mas não complicada. Viável.

Vou te mandar o convite em breve.

Abs,

Cláudia

Claudia disse...

Lara,

Oi! Teu perfil não tem email mas o meu tem. Por isso, se você puder me mandar um email eu te mando o tal convite por email.

Claudia

Uci na cozinha disse...

Olá Lara
Primeiramente te agradeço pela atenção. Olha, eu tinha pensado em um livro de gastronomia, já que o amigo do qual eu falei é Chef de cozinha! Pensei que deve haver um ou mais livros que sejam meio que indispensáveis para eles (chefs), ou quem sabe divertidos.
obrigada Lara
beijos

Lua Limaverde disse...

Lara, sua idéia é maravilhosa, vou anotar a lista e ver se consigo achar algum desses ingredientes aqui em Fortaleza. Se eu achar vou fazer o possível para participar. Beijos! :D

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Lara! Fiquei sabendo do seu convite através do blog da Cláudia " Sabor Saudade" e já fiquei feliz em saber que você quer receitas com arroz vermelho. Postei no meu blog essa semana uma deliciosa receita com arroz vermelho (arroz da terra).
Será uma honra para mim ver meu post entre as suas 25 receitas.

Aqui está a url
http://eumulheratual1.blogspot.com/2009/05/arroz-de-leite-com-pacoca.html

Muitos beijos