06 março, 2009

Eu, particularmente, adoro tomates secos. E desde que aprendi a fazê-los em casa, não quero outra vida. Dependendo do meu estado de ânimo, os faço no forno ou no meu desidratador. Estes dois vidros da foto foram preparados no forno - e eu calculo que tenham ficado umas 5 horas em forno bem baixinho. Aos do vidro maior eu acrescentei, depois de pronto, alhos bem picados, e aos do vidro pequeno, alcaparras.
Eu acho que tomates secos combinam com tudo - ficam maravilhosos em sanduíches, em saladas ou em tortas, como é o caso aqui. Para prepará-la, eu usei uma massa retirada da Larousse da Cozinha Italiana e inventei um recheio com os meus tomates.
Massa:
1 colher de sobremesa de fermento biológico instântaneo
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
100ml água
250g farinha de trigo
50g manteiga
pimenta do reino
1 ovo para pincelar

Tempere a farinha com o sal, o açúcar e a pimenta. Acrescente o fermento. Junte a manteiga e esfarele-a com os dedos. Acrescente a água e sove a massa até ela ficar elástica. Deixe-a crescer por 1 hora.

Recheio:
1 ricota fresca
tomates secos
1 colher de sopa de pesto de manjericão (também feito em casa)
1 ovo
Basta misturar tudo e empregar.
Antes de colocar a torta no forno, pincele-a com o ovo batido. Em mais ou menos 30 minutos estará pronta.

Tomates Secos

Lave os tomates e corte-os longitudinalmente. Deposite-os em uma forma forrada com papel manteiga - com a cavidade para cima. Salpique com o tempero que quiser - eu geralmente utilizo um sal preparado com ervas e alho e acrescento uma porção generosa de orégano. Leve ao forno muito baixo por umas 5 horas. Após este tempo, eles estarão bem sequinhos e murchos. É a hora de empilhálos, intercalando com alhos fresco bem picado. Depois de preencher o vidro todo, regue com azeite até a borda. Tampe e leve à geladeira. Está pronto.

3 comentários:

Tá Bem Bom disse...

Olá
Pena que banalizaram o tomate seco, um ingrediente poderoso! Tão fazendo o mesmmo com o fifgado de pato e com as trufas.

Claudia disse...

Lara,

minha mãe faz tomate seco mas sabe que eu nunca fiz. Tem um lance com o tipo do tomate, não tem? Tem que ser o tomate carmen, será?

Por aqui os tomates são bem pouco variados, mas vou tentar fazer qualquer dia desses.

Eu acho que é bom que banalizaram o tomate seco, assim as chances de se achar um bom o produto melhoram.

Beijos,

Claudia

Nádia Lamas disse...

Lara, sabe que eu comprei o desidratador que tanto queria e ainda não usei, só porque me disseram que o gasto de energia é absurdo? isso é verdade? Obrigada, Nádia