03 dezembro, 2008

Cheesecake de caramelo


Estava para fazer esta receita da Fer há algum tempo. Finalmente seu dia chegou ... Não fiz a receita exata, pois adaptei aos ingredientes que tinha em casa, mas o resultado foi supreendente. Gostei bastante do sabor, da textura e do visual - embora a fotografia não revele isto! Mas, enfim, um dia chego lá.


Para a massa:


1 1/4 xícaras de biscoito champagne moído
6 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
3 colheres de sopa de açúcar


Para o cheesecake:

300 g de ricota fresca
200 g de queijo cottage
1/2 xícara de açúcar
1 gema grande
2 ovos grandes inteiros
1/2 colher de chá de extrato de baunilha


Para o caramelo:

1 xícara de açúcar
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de amêndoas em pedaços assadas
1 pitada generosa de flor de sal


Mistuire todos os ingredientes da massa e pressione essa farofa no fundo de uma forma grande de torta - as de fundo removível. Dê uma pré-assada. Na batedeira, bata a ricota e o cottage com o açúcar até ficar bem leve e cremoso. Acrescente a gema e os aovos e adicione a baunilha. Bata mais um pouco. Coloque essa mistura sobre a massa na forma e asse por uns 40 minutos, até a massa ficar bem fiirme. Deixe esfriar completamente dentro da forma.
Para o caramelo: Numa panela misture o açúcar com 1 colher de sopa de água, mexa bem e leve ao fogo médio. Deixe o açúcar derreter e ferva até o liquido ficar com uma cor de ambar. Adicione a manteiga rapidamente, retire do fogo, mexa bem para incorporar e adicione o creme de leite. Mexa vigorosamente até formar um creme bem liso. Deixe esfriar em temperatura ambiente.
Retire o cheesecake da forma, coloque numa travessa, espalhe as amêndoas, salgue e jogue o caramelo por cima. Leve a geladeira até a hora de servir.

6 comentários:

A União Faz a Vida disse...

Cheesecake linda! Adorei teu blog, não da vontade de parar de ler...
:)

Claudia disse...

Bem,


a foto revela uma torta linda de morrer que deve estar deliciosa. Nunca pensei numa cheesecake de caramelo mas esta está uma beleza.

Cláudia

Fer Guimaraes Rosa disse...

Lara, esse cheesecake foi o melhor que ja fiz. nao faco muito deles, mas esse ficou realmente bom. o seu ficou lindo, inundado de caramelo, hmmmm!!! :-)

um beijoo,

Mari disse...

Ficou lindo!

Anônimo disse...

Delícia! Te Linkei!

Beijos!

Beatriz Belliard disse...

Obrigada Lara ! Para vcs tb um lindo Natal abençoado e um otimo 2009 ! bjinhos