30 dezembro, 2008


Há muito que tenho vontade de fazer uma pissaladière. Como sabem, esta autênctica torta provençal é a base de cebolas, anchovas e azeitonas pretas. Embora seja louca por cebolas e azeitonas, não sou muito fã de anchovas ... O que é realmente uma pena. Mas ontem resolvi tentar. Resultado, adorei a massa e a combinação das cebolas carameladas com a azeitonas e os tomates e não me agrediu em nada o gosto das anchovas, mas... da próxima vez, a farei sem elas.


Pissaladière, adaptada do livro Provence, Cookery School

Para a Massa:

1 1/3 de xícara de farinha
2 cc de fermento em pó
½ cc de sal
3 ½ cs de manteiga, em pedaços
½ xícara de leite

Junte os ingredientes secos. Acrescente a manteiga e, com o auxílio de um garfo, esfarele até parecer uma farofa. Junte o leite. Passe para uma superfície enfarinhada e sove rapidamente até formar uma massa bem macia mas firme. Pré-asse a massa por uns 10 minutos.

Recheio:

Doure fatias de cebolas no azeite com algumas folhas de sálvia fresca. Umas 5 cebolas grandes. Elas devem ficar bem douradas, por isto, use um fogo bem baixinho, tampe a panelas e, se precisar, vá acrescentando um pouco de água. Uns 15 ou 20 minutos após o início do cozimento, acrescente uns 4 alhos picados, sal e pimenta do reino. Cozinhe até dar o ponto. Cubra a massa com as cebolas e enfeite a superfície com filets de anchova escorridos, azeitonas pretas e pedaços de tomates (estes últimos foram por minha conta). Leve ao forno por mais uns 15 minutos.

4 comentários:

Claudia disse...

Lindo, adoro esta 'pizza' francesa, é que eu sempre gostei de pizza sem queijo. E ficou com uma cara sensacional.


Feliz ano novo!!!!

Claudia

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Petitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)

Neste momento contamos com mais de 150 000 visitantes por dia e enviamos mais de 200 000 emails com o menu do dia, se adicionar o seu site / blog e colocar a nossa TAG no seu site poderá receber milhares de visitantes, esperamos a sua inscrição.

Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com

Mari disse...

Que delícia. Receitinha mais que anotada!

materials disse...

Although there are differences in content, but I still want you to establish Links, I do not
fashion jewelry