03 agosto, 2008

Exagerada...


Não sei se posso culpar o meu exagero pelo estado um pouco descontrolado em que me encontro nos últimos dias, mas o fato é que bastou que eu escutasse apenas um único comentário de que as granolas comercializadas nos mercados andavam contaminadas com asas de insetos e "otras cositas mas" que resolvi preparar granola para a família inteira. Munida de coragem e força de vontade, fiz uma pesquisa enorme de várias receitas (para quem está terminando uma tese, qualquer motivo é motivo para afastamentos prolongados...), reuní os ingredientes selecionados e... não satisfeita com o empreendimento, resolvi dobrar a receita. O resultado foi granola não apenas para a família inteira (mãe, pai, marido, filhos, irmão, cumadre) mas, se calhar, para toda a vizinhança!

O legal foi que descobri que realmente a granola pode ter o sabor que quisermos - o que vai depender da aleição dos seus ingredientes favoritos. No meu caso escolhi:


- aveia, germe de trigo, sementes de girasol, gergelim, amêndoas, avelâs e coco ralado.
As medidas variam de 1/2 a 1 xícara para cada ingrediente (depende do gosto do freguês).

- Temperei com uma mistura de óleo de canola, mel, açúcar mascavo, bastante canela e uma pitada de sal.
Fervi estes ingredientes ao fogo por uns dois minutos, sempre mexendo.

- Misture o "caldo" aos ingredientes secos, espalhei numa forma e levei para assar em fogo baixo por umas 2 horas mais ou menos. Até ficarem tostados e crocantes. Então juntei uvas passas.

P.S 1 - Da próxima vez acrescentarei raspas de laranje e damascos secos!
P.S 2 - Acreditem, as três latas estão lotadas de granola.

6 comentários:

Karen disse...

Sempre tive vontade de fazer granola em casa, mas sempre evito porque sei que se fizer vou comê-la como se fosse pipoca sempre que me sentasse na frente da tv. rs

Credo, ainda bem que não tenho nenhum pacote de granola em casa, senão iria jogá-la fora depois de ler que ela tem pedacinhos de inseto!

brisa disse...

Faco granola em casa tb, nao por ouvir boatos(?) pois moro nos US, mas porque, qdo minha filha pediu, lembrei que costumava fazer qdo "virei" vegetariana - uns zilhoes de anos atras..hehe..Tao facil!!

Distribua e parte pro abraco, afinal nao tem preservativos, nem asas de insetos (argh!):))

Abs

Manu disse...

Oi Lara!
Também sou um pouco exagerada, hehehe!
A primeira vez que tive vontade de fazer granola foi por causa de um vídeo da Nigella, em que ela ensinava a fazer granola em casa, o vídeo era uma delícia.
Só que achei a receita mais pra "doce" do que pra granola, sabe?
Beijinho!

Nelson Fonseca disse...

Você tem experimentar a granola RAW! Beijo

Anny disse...

Nossa que achado.

Anônimo disse...

Vou fazer, ah se vou. Esta e muitas outras receitas. Seu blog está ótimo