22 março, 2008

E por falar em chocolate...

Confesso que não sou nenhuma chocólatra recalcada - para falar a verdade, acho que antes de meus filhos nascerem, não comia um brigadeiro desde a minha mais tenra infância. Mas de uns tempos para cá venho acompanhando os novos rumos que o chocolate vem assumindo no mundo. E tenho gostado bastante do resultado. A qualidade dos chocolates que têm aparecido no mercado anda marcando ponto aqui em casa. Esta semana, por exemplo, comprei uma barra de chocolate lindt com pimenta adorável ... Sem falar que são cada vez mais lindos os visuais que estão ganhando. Todo este blá-blá-blá me ocorreu inteiramente por acaso, pois acabei de ver (pena que apenas uma pequena parte) um documentário na GNT sobre a Paixão por Chocolates. E adorei conhecer a Vosges Haut-Chocolat, uma empresa de chocolates cujo objetivo primeiro é criar uma experiência sensorial no consumidor e sensibilizá-lo para as culturas de povos indígenas e pouco conhecidos, através do uso de ervas, temperos, raízes, flores, frutas, etc. A idéis por detrás desta experiência é aproximar os povos e as culturas através da comida. Vale a pena dar uma olhada no site da Vosges. De qualquer forma, deixo aqui o registro de três trufas que um dia ainda hei de comer...


Kayoko. Chá-verde, chocolate branco e pétalas de cerejeira.
Esta é de chá de jasmim, capim limão, coco e chocolate branco e se chama Siam.





Esta é a Budapest. Páprica húngara e chocolate amargo.







Esta é a Naga. Curry indiano, coco, chocolate ao leite. Inspiradas nas tribos do norte da Índia.




Esta é a Polline di Finocchio, feita com pólem de erva-doce selvagem, da Toscana.


E esta, acreditem, é de azeitonas calamares. Se chama Olio d'Oliva.

4 comentários:

Mari disse...

Em NY tem até passeios destinados a conhecer (e degustar, é claro )as principais chocolaterias da cidade. Deve ser um sonho, né.

Anny disse...

Amo chocolate meio amargo. Estes que mostrou nas fotos são um sonho de consumo.
Achei seu link no blog Mixirica

Anny disse...

Vou indicar seu blog hoje porque estou fazendo um post sobre os beneficios do chocolate e citando também a Dra Jocelém Salgado. Ah, disse que aqui tem uma receita deliciosa de trufas caseiras. Vim aqui te avisar e encontro outra receita maravilhosa.

Anônimo disse...

OI, Eu experimentei a Budapest e é uma delícia, vale a pena

Cynthia