16 dezembro, 2007

Natal antecipado?


Aqui em casa é assim: todo dia 15 de dezembro (aniversário do marido) rola um jantar pré-natalino. Explico: é a hora de testar, efetivamente, as receitas pensadas para a ceia. O menu de ontem foi o seguinte: peito de peru assado com relish de uvas vermelhas, couscous com frutas secas, arroz branco e frigideira de bacalhau. Para finalizar um simples bolo de aniversário 9 simples mas delicioso). Vamos aos resultados. O Peru assado estava ótimo, super bem temperado, com uma textura excelente - receita de Carla Pernambuco. O relish estava divino - já postei a receita. O couscous, excelente (também já postei a receita). Quanto à frigideira de bacalhau, a receita é ótima, super saborosa, mas precisando de algumas alterações. A receita original pedia 2 colheres de sopa de farinha de mandioca e eu poria 3 ou 4, pois acho que ficou um pouco mais líquido do que gostaria. De qualquer forma, vale a pena a pedida. Quanto ao bolo de festa do Jamie Oliver, cometi uma imprudência que alterou radicalmente a textura do bolo - derreti a manteiga no microondas ao invés de utilizá-la em temperatura ambiente. De qualquer forma, tudo estava ótimo e foi devidamente devorado.





Peito de Peru Assado



1 peito de peru

1 xícara de vinho branco

1 xícara de shoyu

1 xícara de suco de laranja

1 cebola

1/3 xícara de sálvia

sal

pimenta do reino

200 g de manteiga derretida




Faça uma marinada batendo no liquidificador o vinho, a shoyu, o suco de laranja, a cebola, a sálvia, o sal e a pimenta. Deixe o peru de molho por algumas horas. Retire o peru da marinada, derreta a manteiga e, com o auxílio de uma seringa, injete metade da manteiga por todo o peru. A outra metade será despejada por cima do peru, junto com a marinada. Leve para assar numa forma funda, coberta com papel alumínio, por aproximadamente 2 horas. Após retirar o alumínio, deixe o peru ganhar um pouquinho mais de cor. fatie e sirva com o molho apurado da assadeira.



Frigideira de Bacalhau


4 colheres de sopa de azeite

100 g de cebola picadinha

8 tomates sem pele e sem semente cortado em cubinhos

4 colheres de sopa de coentro bem picadinho

2 pimentas dedo-de-moça, sem sementes e bem picadinhas

600 g de bacalhau dessalgado e desfiado

7 colheres de sopa de azeite de dendê

600 ml de leite

300 ml de leite de coco

2 colheres de farinha de mandioca crua (eu acho que devem ser 4)

5 ovos

1 colher de café de noz moscada

sal e pimenta

2 colheres de sopa de farinha de rosca


Refogue a cebola, os tomates, o coentro e a pimenta no azeite. Acrescente o bacalhau e, em seguida, o azeite de dendê. Refogue mais um pouco e desligue o fogo. Em outra panela aqueça o leite e o leite de coco e, aos poucos, acrescente a farinha de mandioca diluída em um pouco de leite. Vá mexendo até atingir a consist~encia de mingau. Junte à mistura de bacalhau. Bata as claras em neve e, acrescente as gemas. Tempere com noz moscada. Junte ao bacalhau. Acerte o sal e a pimenta. Unte uma forma bem grande com azeite e polvilhe com a farinha de rosca. leve para assar por 30 minutos ou até que saia um palito limpinho.



Bolo de Festa

3 colheres de sopa de cacau em pó

200 g de açúcar branco

200 g de manteiga

3 ovos grandes

200 g de farinha de trigo com fermento

1 colher de chá de fermento em pó

1 punhado de lascas de amêndoas


cobertura


100 g de manteiga

100 g de chocolate para cozinhar

100 g de açúcar de confeiteiro

3 colheres de sopa de leite


Mexa o cacau em pó com 4 colheres de sopa de água fervente. Bata o açúcar e a manteiga até ficar fofo, adicione a mistura de cacau, os ovos, a farinha. Mexa bem, acrescente as amêndoas e leve para assar numa forma untada e preparada com papel manteiga. Asse por 20 minutos. Para a cobertura, derreta todos os ingredientes em banho-maria e empregue.

2 comentários:

Karen disse...

Oi, Lara! Também vou fazer peito de peru no Natal e sempre fico com aquela dúvida, pois nunca acho o dito cujo à venda sem tempero e por isso nunca deixo de molho em alguma marinada. Você usa o peru temperado mesmo?

Karen disse...

(PS. Parabéns para o marido!)