27 dezembro, 2008


Este final de ano está sendo, como o previsto, super tumultuado. Crianças de férias, uma série infindável de eventos sociais, trabalhos por terminar e, claro, o cansaço característico desta época do ano. Não sei quanto a vocês, mas para mim, este é um período super instrospectivo – a hora do balanço e das promessas futuras. E tenho pela frente um grande desafio – parar, definitivamente, de fumar. Sei que parece um contra-senso absurdo mas a verdade nua e crua é que ainda faço parte daquelas pessoas que fumam – e muito. Mas o mais incrível é que para alcançar este pequeno grande objetivo sei que preciso remodelar vários aspectos do meu dia-a-dia, ou seja, levar uma vida mais saudável pressupõe, não apenas deixar de fumar mas me alimentar melhor e de forma mais consciente, fazer algum tipo de atividade física – o que, confesso, odeio, - e por aí vai ... Junte todas estas decisões pessoais mais as de gastar menos, ter mais tempo para o prazer e etc e tal e... realmente estou exausta, doida para que o ano termine e eu possa ver a luz novamente! Tudo isto para justificar a minha ausência por aqui e me desculpar por não ter desejado a todos vocês um excelente Natal.
De presente fica esta deliciosa Terrine de Lentilhas que fiz para o Natal aqui de casa. Realmente surpreendente e deliciosa.

1 xícara de lentilhas francesas
2 xícaras de caldo de vegetais
1 cebola roxa cortada pedaços grandes
Tomilhos
1 folha de louro
1 ½ cc de sal
¼ cc de pimenta
1 cs de azeite
½ xícara de cebolas fatiadas
Vinagre balsâmico
½ xícara de avelãs tostadas


Lave as lentilhas e leve-as ao fogo com o caldo, o sal, a cebola roxa em pedaços grandes, a pimenta, o louro e o tomilho. Quando a lentilha cozinhar e absorver todo o líquido, descarte as cebolas. Em uma pequena frigideira, doure as cebolas fatiadas em um pouco de manteiga e, acrescente o vinagre balsâmico até caramelizá-las. Leve as lentilhas, as cebolas carameladas e as avelãs ao processador. Deposite este “creme” em formas próprias para terrine, lembrando de forrá-los inteiramente com filme plástico. Leve para gelar antes de servir. Na hora de serví-la jogue or cima um molho feito com cebolas, cogumelos, balsâmico e tomilhos.

Um comentário:

Claudia disse...

Farei minhas as tuas palavras sobre o final de ano. A única diferença entre nós é que não fumo e gosto de exercícios físicos (faço capoeira aqui na Noruega e nado 3 vezes por semana). Enfim, não vejo a hora do ano acabar para começar o novo. Os deadlines que me perseguem terão passado e eu espero tem mais tempo para uma vida simples e tranquila. Será que é ilusão? Talvez, mas vale a pena sonhar.

Foi difícil, mas consegui finalmente recusar os 3 convites de amigos para festas de ano novo. Vamos ficar em casa, só nós 4, sossegados e dormir cedo.

Feliz ano novo para você,

Claudia