21 outubro, 2007

Enfim, as panelas!


Hoje finalmente consegui retomar minha rotina de cozinhar. É que aniversário de comadre é coisa séria! Resolvemos comemorá-lo com um almoço à brasileira, então... Bobó de Frango, arroz branco e farofa de dendê. E de sobremesa, beijinhos de coco. Tudo ficou muito bom e eu muito feliz de ter dado conta do recado. Aí vão as receitas...

Bobó de frango

1 kg de peito de frango cortado em cubinhos, temperados com limão, sal e pimenta
2 cebolas médias picadas
1 xícara de purê de tomate
1 kg de aipim cozido
1 xícara da água do cozimento do aipim
1 xícara de leite de coco
Óleo para refogar o frango
Coentro fresco a gosto

Aqueça o óleo numa panela e refogue os cubinhos de frango. Assim que mudarem de cor, abaixe o fogo, tampe a panela e deixem cozinharem. Uns dez minutos depois, destampe a panela e deixe a água evaporar. Quando estiverem começando a ganhar aquela coloração de tostadinho, junte as cebolas e o purê de tomates. Abaixe o fogo novamente, tampe a panela e deixe cozinharem por 20 minutos. Enquanto isso cozinhe os aipins e, assim que estiverem cozidos e escorridos, bata-os no liquidificador juntamente com a água reservada e o leite de coco. Após os 20 minutos de cozimento do frango com os tomates, junte este creme. Mexa bem, apure o tempero com mais sal e pimenta e acrescente uma porção generosa de coentro fresco picadinho.

Farofa de dendê

Basta refogar a farinha de mesa no óleo de dendê e temperar com sal.

Beijinhos de coco

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
6 colheres de sopa de coco ralado seco
2 gemas

Levar tudo ao fogo baixo e mexer até desprender da panela. Após esfriar, untar a mão com manteiga, enrolar as bolinhas, passar no açúcar branco e enfeitar com um cravinho cada um.

Obs: Esta linda foto foi retirada daqui.

2 comentários:

Rosa disse...

Estupendas recetas, como siempre.
Saludos

Karen disse...

Vou usar esse seu menu para um almoço em família, adorei!