04 julho, 2012

Experimentando ... Sempre!

E cá estou eu, novamente, experimentando os benéficos terapêuticos da alimentação. Quem acompanha o blog sabe que não é de hoje esta minha busca ... Já experimentei a alimentação  vegetariana, a vegana, a raw e agora estou me familiarizando com a ayurvédica. E sempre que estou neste processo fico bastante reflexiva: Será mesmo que me privar de alimentos que me são tão caros faz bem à saúde? É claro que estou falando de dietas saudáveis – que pregam o bem estar em primeiro lugar – e que por isto mesmo disputam, entre os adeptos da vida saudável, um lugar ao sol. Descobri, nesta minha nova incursão que, na medicina indiana, pertenço ao grupo dos Kapha. Entre outras coisas, isto significa que não devo ingerir alimentos crus, gelados e, para meu desespero total, tomates. Vocês podem imaginar o significado disto para uma descendente de italianos que precisa comer massas diariamente? E a minha tão querida cerveja? E os sorvetes prediletos? Embora esteja aprendendo bastante e já sentindo os benefícios desta primeira etapa da dieta (um detox anti-toxina), cheguei a uma conclusão: O que faz bem é cuidar da alimentação, é poder cozinhar para si e para os seus, é ter gosto em alimentar o mundo. E se isto significa ansiar por um bom pedaço de parmegiano-reggiano no jantar, que seja!

De minha parte, ainda faltam 2 dias e meio de detox, mas já estou sonhando com o meu spaghetti arrabiata! Com generosas lascas de parmesão.

Vale conhecer o blog da terapeuta alimentar que esta acompanhando a minha dieta – a Laura Pires. É cheio de receitas interessantes.

Bom, vou terminando por aqui – o apito do fogão me chama. Finalizar a minha sopa do dia, retirada (e adaptada) do excelente Super Natural Every Day.

 Sopa de Ervilhas ao curry com leite de coco

½ alho porró em rodelas

1 colher de sopa de ghee

½ colher de chá de pimenta malagueta em flocos

1 ½ xícaras de ervilhas verdes lavadas

5 ½ xícaras de caldo de legumes



Refogue o alho porró no ghee, junto com a pimenta. Acrescente as ervilhas lavadas e o caldo. Deixe cozinhar por 30 minutos. Processe a sopa junto com ½ xícara de leite de coco e 1 colher de chá de sal.

Em outra panela, derreta 3 colheres de sopa de ghee com 1 colher de sopa de curry. Misture com a sopa já processada, verifique o sal e acrescente ½ maço de salsinha picada.

Nenhum comentário: