29 setembro, 2012

Les Saveurs du Palais

Adorei!!




Leia a resenha de Luciana Fróes!

20 agosto, 2012

Cinnamon Rolls




Tenho cozinhado como nunca! Ocorre que como estou sem minha máquina fotográfica não tenho me preocupado em registrar os resultados. E devo confessar a vocês que esta é uma experiência libertadora – a obsessão em registrar tudo o que saía do meu fogão estava me exasperando.

Mas esta receita ficou tão incrível que resolvi usar o meu celular para apresentá-la a todos: Eis os deliciosos Cinnamon Rolls, diretamente do Quintal.

Simplesmente S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L! E muito fácil de fazer.

Vamos ao que interessa!

Para a massa:

1 xícara de leite morno

1 pacote de fermento para pão seco (10g)

3 cs de açúcar

2 ovos

4 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

3 ½ xícaras de farinha de trigo

1 pitada de sal

Para o recheio:

¼ de xícara de manteiga sem sal derretida

 ¼ xícara de açúcar

Canela a gosto

Para a cobertura:

1 xícara de açúcar de confeiteiro

2 ½ cs de leite

1 tampinha de essência de baunilha

 Modo de preparo:

Em um pequeno bowl junte 2 cs de farinha de trigo, 3 cs de açúcar, o fermento e ½ xícara de leite morno. Misture bem, tampe e deixe descansar por 10 minutos.

Em um bowl maior, deposite o leite restante (1/2 xícara), as 4 cs de manteiga e os 2 ovos. Misture bem. Agregue a esponja já preparada.

Vá acrescentando a farinha aos poucos – a massa deve ficar bastante macia. Deposite-a em um bowl enfarinhado, cubra com um pano de prato e deixe descansar por 30 minutos.

Após este tempo, abra a massa com o auxílio de um rolo – ela deve ficar retangular. Pincele toda a superfície com a manteiga derretida, salpique o açúcar e a canela. Enrole a massa como um rocambole. Corte fatias com 2 dedos.

Arrume as rodelas em uma forma untada – atenção aos espaços entre elas!

Cubra novamente a forma e deixe a massa crescer novamente – mais 30 minutos. Neste meio tempo, ligue o forno e deixe-o bem quente.

Após os 30 minutos, levas rodelas ao forno e deixe-as assar por 30 minutos.

Após este tempo, retirar e empregar o glacê.


09 julho, 2012

Wish List

Mais um exemplar desejado: Bon Appetit! The Delicious Life of Julia Child, de Jessie Hartland.







04 julho, 2012

Experimentando ... Sempre!

E cá estou eu, novamente, experimentando os benéficos terapêuticos da alimentação. Quem acompanha o blog sabe que não é de hoje esta minha busca ... Já experimentei a alimentação  vegetariana, a vegana, a raw e agora estou me familiarizando com a ayurvédica. E sempre que estou neste processo fico bastante reflexiva: Será mesmo que me privar de alimentos que me são tão caros faz bem à saúde? É claro que estou falando de dietas saudáveis – que pregam o bem estar em primeiro lugar – e que por isto mesmo disputam, entre os adeptos da vida saudável, um lugar ao sol. Descobri, nesta minha nova incursão que, na medicina indiana, pertenço ao grupo dos Kapha. Entre outras coisas, isto significa que não devo ingerir alimentos crus, gelados e, para meu desespero total, tomates. Vocês podem imaginar o significado disto para uma descendente de italianos que precisa comer massas diariamente? E a minha tão querida cerveja? E os sorvetes prediletos? Embora esteja aprendendo bastante e já sentindo os benefícios desta primeira etapa da dieta (um detox anti-toxina), cheguei a uma conclusão: O que faz bem é cuidar da alimentação, é poder cozinhar para si e para os seus, é ter gosto em alimentar o mundo. E se isto significa ansiar por um bom pedaço de parmegiano-reggiano no jantar, que seja!

De minha parte, ainda faltam 2 dias e meio de detox, mas já estou sonhando com o meu spaghetti arrabiata! Com generosas lascas de parmesão.

Vale conhecer o blog da terapeuta alimentar que esta acompanhando a minha dieta – a Laura Pires. É cheio de receitas interessantes.

Bom, vou terminando por aqui – o apito do fogão me chama. Finalizar a minha sopa do dia, retirada (e adaptada) do excelente Super Natural Every Day.

 Sopa de Ervilhas ao curry com leite de coco

½ alho porró em rodelas

1 colher de sopa de ghee

½ colher de chá de pimenta malagueta em flocos

1 ½ xícaras de ervilhas verdes lavadas

5 ½ xícaras de caldo de legumes



Refogue o alho porró no ghee, junto com a pimenta. Acrescente as ervilhas lavadas e o caldo. Deixe cozinhar por 30 minutos. Processe a sopa junto com ½ xícara de leite de coco e 1 colher de chá de sal.

Em outra panela, derreta 3 colheres de sopa de ghee com 1 colher de sopa de curry. Misture com a sopa já processada, verifique o sal e acrescente ½ maço de salsinha picada.

06 maio, 2012

Sem forno ... mas com açúcar e com afeto!

Esta sobremesa eu fiz inspirada em uma receita que vi na TV, no canal Bem Simples. Confesso que desconfiei um pouco do processo, mas acabei surpreendida. Na realidade, a torta é uma espécie de mousse de chocolate sobre um leito de biscoito. Eu, particularmente, não sou tão fã desta base – da próxima vez farei usando a minha própria receita de massa doce. Acho que ficará mais delicada.
Mas a grande surpresa foi o creme inglês – rápido, econômico, leve e bem gostoso. Vou usá-lo em outras receitas. Prometo contar o resultado.

 Torta de Chocolate sem forno
Para a massa:

1 pacote de biscoito maisena
50 g de biscoito amaretti

150 g de m derretida

Triture os biscoitos no multi-processsador. Agregue a manteiga. Forre uma forma com esta mistura.

Para o recheio:

Primeiro passo: Faça um creme de chocolate.

250 g de chocolate meio amargo
50 ml de creme de leite

50 ml de manteiga

Aqueça o creme de leite e despeje sobre o chocolate cortado em pequenos pedaços. Misture até derretê-lo todo. Junte a manteiga.

Segundo passo: Faça um creme inglês.

150 ml de creme de leite
150 ml de leite

4 gemas

50 g de açúcar

2 tampinhas de essência de baunilha

Leve para ferver o creme de leite, o leite e metade do açúcar.  Em outro recipiente, bata as gemas com a outra metade do açúcar. Junte um pouco do leite quente nas gemas, sem parar de mexer. Despeje esta mistura na panela com o restante do leite.  Mexendo até ficar cremoso. (Cuidado para não talhar). Agregue a essência.

Junte o creme de chocolate e o creme inglês. Despeje o recheio na forma já preparada. Leve para gelar.

01 maio, 2012

A Mafalda que me desculpe mas ... declaro aberta a temporada das sopas!



A temperatura despencou no Rio de Janeiro o que significa uma excelente desculpa para preparar uma boa sopa. Pois eu, ao contrário da minha querida Mafalda, sou louca por elas!

Resolvi prepara uma receita que vi no blog Chucrute com Salsicha – apenas com outras quantidades. Ficou uma delícia. E o melhor de tudo, é super rápida de fazer!

Se correr, ainda dá tempo de preparar para o jantar de hoje!

Sopa de ervilha com pesto de manjericão

 Ingredientes:

1 cebola, 1 cenoura e 1 talo de aipo picadinhos
Azeite

Sal e pimenta
600 g de ervilhas congeladas
5 xícaras de caldo de legumes
2 colheres de sopa de pesto de manjericão


Modo de fazer:

Prepare um refogado com os ingredientes já bem picados. Acrescente 2 pacotes de ervilhas congeladas (600 g). Junte 5 xícaras de caldo de legumes. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos. Após este tempo, desligue o fogo e junte 2 colheres generosas de pesto de manjericão. Bata no liquidificador e sirva com um fio de creme de leite fresco.

14 abril, 2012

Letras inspiradoras


Não é segredo algum que eu acredito verdadeiramente no poder das palavras. De palavras cozinhadas a receitas curativas, de plantas encantadas a boa literatura!
Como um bom apotecário (tal e qual o narrador criado por Héctor Abad) e uma aprendiz de florais, recomendo a todos livro de receitas para mulheres tristes, editado pela Cia das Letras.
Umas gotas:
"Para a economia da coisa pública, contudo, é conveniente deixar os remédios para quem deles precisa. Quando você gozar de saúde e de um amor correspondido, coma alimentos crus: abocanhe a maçã, beba suco de frutas, ponha entre duas fatias de sumarentas peras um pedaço de queijo seco. O queijo com pera alimenta o amor feliz."
Posologia:
Leia aos bocados, pelo menos 4 x ao dia. Por tempo indeterminado!

02 abril, 2012

Cores + sabores = Pantone tarts


Conheça o trabalho da artista francesa Emilie Griottes - simplesmente inspirador!

23 fevereiro, 2012


Demorou. Muito. Mas sinto que, finalmente, estou de volta! Aos poucos o cheiro da casa volta a ser um estímulo às papilas gustativas dos meus ... é isso: o maior e mais verdadeiro sinal de que estou a renascer!
É tempo de brindar!
E, para tão solene ocasião, 1 xícara de chá e 1 fatia de bolo de fubá!*


* Em homenagem a São Thomé das Letras e suas águas abençoadas ...

Bolo de Fubá

1 xícara de leite de coco
1/2 xícara de óleo
3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de erva-doce

Bata, no liquidificador, o leite, o óleo, os ovos e o açúcar. Despeje esta mistura em um bowl e junte a farinha, o fubá e o fermento. Por último, agregue a erva-doce.
Leve ao forno pré-aquecido, em uma forma untada com manteiga e polvilhada de açúcar, por 30 minutos.