25 março, 2009

Receitas da semana

Não tenho tido tempo de postar, mas ando cozinhando e preparando coisas muito gostosas. Nesta semana, estas três receitas passaram pela cozinha aqui de casa. E fizeram um sucesso danado. O Bolo de maçã com farofa de coco, é uma receita da Rita Lobo e está no seu livro A conversa chegou à cozinha; o Risoto de cebolas com sálvia é do livro da Marcella Hazan, La Cucina; e a salada é da dupla Erik Nano e Cristiano Lanna, atualmente consultores Zona Sul de frutas, legumes e verduras.

Bolo de Maça com farofa de coco






Para a farofa

1/2 de xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de nozes picadinhas
½ xícara (chá) de coco ralado
1 colher (chá) de canela em pó

Misture bem todos os ingredientes e reserve.

Para a massa

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
1 colher (chá) de bicarbonato
1 colher (chá) de fermento em pó
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de conhaque
4 maçãs grandes
2 ovos
½ xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo

Coloque a farinha, a canela, o sal, o bicarbonato, o fermento e metade do açúcar numa tigela. Misture bem. Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos. Transfira para uma tigela e misture o suco de limão, o conhaque e o açúcar restante. Em uma tigela grande, bata os ovos com um garfo. Acrescente o óleo e a baunilha. Nesta mistura, junte as maçãs e a farinha. Misture delicadamente. Transfira a massa para a assadeira preparada. Espalhe a farofa com as costas de uma colher de sopa. Leve ao forno para assar por 50 minutos.

Sirva com sorvete de creme.

Risoto de cebolas com sálvia




1 1/2 xícara de cebolas fatiadas
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta
6 xícaras de caldo de carne
1 1/2 xícara de arroz arbório
2 colheres de sopa de manteiga
3/4 de xícara de queijo ralado
10 folhas de sálvia fresca


Leve as cebolas fatiadas ao fogo, junto com o azeite e a manteiga. Deixe as cebolas adquirirem um tom dourado. Junte o arroz, o sal e a pimenta. Aos poucos, vá adicionando o caldo, até o arroz ficar ao dente. Para finalizar, junte a manteiga restante, o queijo e a sálvia. Deixe descansar, com a panela fechada, uns cinco minutos antes de servir.


Salada de maças, queijo de cabra e pancetta



1 maço de folhas de sua preferência
1 maça fatiada
150 g de pancetta fatiada
120 g de queijo de cabra

Lave as folhas e rasgue-as em pedaços grandes. Corte a pancetta em fatias e frite-as até que fiquem crocantes. Pique-as. Corte o queijo de cabra em cubinhos. Fatie a maça. Junte todos os ingredientes em um bowl e regue-os com o seguinte molho.

1 colher de sopa de vinagre de maça
1 1/2 colher de chá de mostarda dijon
1 colher de chá de mel
1/2 dente de alho espremido
3 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta do reino


Para fazer o molho, junte todos os ingredientes em um pote vazio. Feche o pote e sacuda-o bem, até que a mistura esteja espessa e homogênea.

12 março, 2009

E o calor não vai embora...


Só nos resta, então, preparar mais uma salada. Esta é uma receita que eu adoro! Retirada do livro de Saladas do Celeiro. Rápida e super fácil de fazer, é pedida certa nestes dias de calor absurdo.


Farfalle ao molho oriental com castanhas de caju


1 pacote de farfalle (500 g)
1/3 de xícara de coentro fresco picado
1 xícara de cenoura cortada em juliana fina
1/2 xícara de castanhas do caju, tostadas


Para o molho:

6 colheres de sopa de molho de soja
2 alhos amassados
1 1/2 colher de sopa de vinagre de arroz
2 colheres de sopa de óleo de gergelim
1/2 colher de sopa de açúcar branco
1/2 colher de sopa de sal

Com um batedor manual, misturar todos os ingredientes do molho. Após cozinhar a massa, ele deve ser depositada, ainda quente, em uma bacia grande com o molho já preparado. Acrescentar as cenouras, o coentro e as castanhas. Resfriar e servir.

09 março, 2009

Gastronomia para pequenos leitores


A biografia ricamente ilustrada do chef de cozinha francês Aléxis Soyer, um dos grandes nomes da culinária inglesa vitoriana. Seu nome entrou para a História por ter sido responsável pela reforma dietética das vítimas da grande fome irlandesa (1845-1849) e também por alimentar os soldados envolvidos na Guerra da Criméia. Foi o chef responsável pelo breakfast servido para 2000 pessoas por ocasião da coroação da rainha Vitória. Soyer ficou conhecido também pela invenção de uma série de utensílios de cozinha e por diversos tipos de fogão.
THE ADVENTUROUS CHEF: ALEXIS SOYER by Ann Arnold (Farrar Straus and Giroux)

06 março, 2009

Eu, particularmente, adoro tomates secos. E desde que aprendi a fazê-los em casa, não quero outra vida. Dependendo do meu estado de ânimo, os faço no forno ou no meu desidratador. Estes dois vidros da foto foram preparados no forno - e eu calculo que tenham ficado umas 5 horas em forno bem baixinho. Aos do vidro maior eu acrescentei, depois de pronto, alhos bem picados, e aos do vidro pequeno, alcaparras.
Eu acho que tomates secos combinam com tudo - ficam maravilhosos em sanduíches, em saladas ou em tortas, como é o caso aqui. Para prepará-la, eu usei uma massa retirada da Larousse da Cozinha Italiana e inventei um recheio com os meus tomates.
Massa:
1 colher de sobremesa de fermento biológico instântaneo
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
100ml água
250g farinha de trigo
50g manteiga
pimenta do reino
1 ovo para pincelar

Tempere a farinha com o sal, o açúcar e a pimenta. Acrescente o fermento. Junte a manteiga e esfarele-a com os dedos. Acrescente a água e sove a massa até ela ficar elástica. Deixe-a crescer por 1 hora.

Recheio:
1 ricota fresca
tomates secos
1 colher de sopa de pesto de manjericão (também feito em casa)
1 ovo
Basta misturar tudo e empregar.
Antes de colocar a torta no forno, pincele-a com o ovo batido. Em mais ou menos 30 minutos estará pronta.

Tomates Secos

Lave os tomates e corte-os longitudinalmente. Deposite-os em uma forma forrada com papel manteiga - com a cavidade para cima. Salpique com o tempero que quiser - eu geralmente utilizo um sal preparado com ervas e alho e acrescento uma porção generosa de orégano. Leve ao forno muito baixo por umas 5 horas. Após este tempo, eles estarão bem sequinhos e murchos. É a hora de empilhálos, intercalando com alhos fresco bem picado. Depois de preencher o vidro todo, regue com azeite até a borda. Tampe e leve à geladeira. Está pronto.

05 março, 2009

Rio 40 Graus


Neste calor fica difícil cozinhar! Para o almoço, uma saladinha refrescante é a pedida. Esta simples e rápida combinação é a preferida do meu pai e eu só costumo prepará-la quando ele vem almoçar - o que, diga-se de passagem, é bem raro. Mas hoje resolvi prepará-la apenas para mim.
Basta cortar uma maça verde em cubinhos, uns dois talos de aipo, também em cubinhos, juntar um punhado de passas e temperar com azeite, limão, sal, pimenta e um pouco de iogurte. Depois disto, depositá-la num leito de chicória friseé.

Segundo a meteorologia, este calarão só deve ceder um pouco no sábado - até lá, muita salada para nós.

02 março, 2009

Encerrando a folia e iniciando o ano...







Pois é, a festa acabou. Ano Novo, vida nova, mas a rotina de sempre! Lanche de domingo, pão de queijo da Fer, da Neide, e de quem mais fizer ; Jantar de segunda-feira depois de um belo dia de aula ... Spaghetti com almôndegas de ricota e torta de maça.

Para o spaghetti:

300 g de ricota
2 colheres de sopa de queijo ralado
½ xícara de farinha de trigo
1 gema
orégano a gosto
Misture tudo muito bem e enrole como almôndegas. Leve ao forno para assar, regado com azeite.
Deixe no forno uns 25 minutos, ou até que as almôndegas dourem. Faça um bélissimo molho de tomate e pronto.

Para a Torta:

Massa:

1 xícara de farinha de trigo
4 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de creme de leite fresco
1 colher de sobremesa de açúcar
Misture tudo e empregue. (Para a torta faça duas receitas, uma para o fundo da forma e outra para cobrí-la.)

Recheio:

Fiz o recheio na intuição. Descasquei e fatiei umas 6 maças. Deixei-as cozinhar em fogo baixo com 1 colher de sopa de manteiga e 1/2 xícara de açúcar demerara. Quando estavam cozidas, acrescentei 1 colher de sopa de maisena diluída em água. Deixei o recheio engrossar, desliguei o fogo e acrescentei o caldo de 1/2 limão e mais 1/4 de xícara de açúcar. Quando estava completamente frio, depositei-o na minha base de torta, cobri com mais massa e levei ao forno por 40 minutos.
Comemos morna com sorvete de creme. Sucesso absoluto.


Para começar a semana com o pé direito!