28 fevereiro, 2010

Sucumbi a um pedaço de queijo!

Tudo bem, vá lá - não era um queijo qualquer, era um legítimo parmeggiano reggiano, mas o fato é que não dei conta do desafio. Nem uma semana! Com um misto de alívio e de sentimento de fracasso confesso a todos que falhei, que ainda não estou pronta para uma mudança tão radical na alimentação. E, na verdade, não sei bem se acredito na radicalidade desta dieta. Senti falta dos queijos sim, mas não apenas deles, senti falta da liberdade de escolha, das infinidades de sabores e cheiros que costumavam emanar da minha cozinha a qualquer hora do dia que desse vontade de assar um bolo especial, ou mesmo de comer qualquer bobagem com os meus filhotes ...

26 fevereiro, 2010

Dia 5, 26/02/2010


café da manhã: suco de laranja + couve + linhaça


almoço: arroz integral com passas, castanhas, tomates secos e cebolinha (Delírio Tropical) + 4 batatinhas tipo calabresa assadas + salada de alface


jantar: spaghetti integral ao pesto


sobremesa: brownie


Brownie Vegano (receita da Martha Stewart)


1 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar demerara
1/3 de xícara de cacau em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de água morna
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/3 de xícara de óleo vegetal
1 colher de chá de vinagre de vinho branco


Junte todos os ingredientes secos. Adicione a água, o óleo, a baunilha e o vinagre. Misture tudo muito bem e deposite na forma untada e polvilhada. #0 minutos no forno.


Para a calda

1/2 xícara de açúcar demerara
4 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de leite de soja
2 colheres de cacau em pó
1 colher de chá de extrato de baunilha

Leve todos os ingredientes ao fogo e misture-os por 5 minutos. Empregue.
Notas: Sei que ainda é muito cedo para notar os possíveis benefícios desta dieta, mas por enquanto ainda não notei nenhuma diferença. Ando bem cansada, resultado do regime de sono que também mudou aqui em casa (meu filho mais velho mudou de turno e agora madruga), e com uma sinusite, esta presente da mudança brusca de temperatura. A única mudança, bastante perceptível a olho nu, foi o surgimento de duas espinhas na testa. Será algo positivo? Ou negativo? Veremos...

25 fevereiro, 2010

Dia 4, 25/02/2010

Finalmente um pouquinho de chuva no Rio. Não sei foi a temperatura que baixou mas o fato é que hoje o dia correu melhor ...





café da manhã: água de coco + morangos + linhaça


almoço: o resto da torta de ontem + 1 potinho de feijão preto



lanche da tarde: água de coco



jantar: fusili com molho de tomates



mais um site que adoro, o 101 CookBooks - Healthy Recipe Journal.

Inspiração do dia: Molly Tanner

Você não sabe o que fazer com suas latas de biscoito enferrujadas, com seus apetrechos de cozinha que já não funcionam mais e com aquele monte de tranqueira que costuma guardar apenas por comodidade? Pois é, faça arte!






Visite seu estudio virtual - o Spring Creek Studio - e conheça um pouco mais do seu trabalho.

24 fevereiro, 2010

Dia 3, 24/02/2010




Hoje o dia não foi fácil!
Junte mil coisinhas pequenas e chatas para fazer com o calor inacreditável que está fazendo no Rio que você tem um retrato fiel do meu dia de hoje. Não sei se foi isto ou se foi a falta do feijão no almoço, mas passei o dia com fome e com uma sensação de que não vou segurar a onda do desafio. Mas como eu sou tinhosa, não foi dar bola nem para o meu estômago nem para as minhas caraminholas!

café da manhã: suco de laranja + couve + linhaça

almoço: (Delírio Tropical para viagem) salada de quinua com legumes e banana desidratada + salada de batatas assadas com couve

lanche da tarde: água de coco

lanche da tarde 2: lascas de batatas assadas com gergelim (Farinha pura)

jantar: torta inspirada na torta de verduras da Fer


Torta de legumes ao curry

Para a massa:

1 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de azeite extra virgem
1/2 xícara de água gelada
1 colher de chá de sal

Misture bem com um garfo, depois amasse com as mãos e sove por um minuto. Faça uma bola, cubra e deixe descansar por meia hora em temperatura ambiente.


Para o recheio:

1 cebola roca picada
2 alhos picados
azeite
2 cenouras em cubos
2 abobrinhas em cubos
2 tomates em cubos
1/3 de xícara de leite de coco
1 colher de sopa de maisena
2 colheres de chá de curry
1 punhado de passas brancas


Refogue os legumes até ficarem cozidos mas firmes. Tempere com o curry. Regue com leite de coco. Acrescente, no final do processo, a maisena dissolvida em um pouco de água. Deixe engrossar. Acrescente as passas. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco antes de rechear a torta.
Levar ao forno por 40 minutos.






Obs: a massa ainda não ficou como eu queria - talvez a proporção farinha comum e farinha integral ainda não esteja ok, mas o recheio ficou, modéstia à parte, tudo de bom!

23 fevereiro, 2010

Dia 2, 23/02/2010


Dia corrido, sem muito tempo nem inspiração!

café da manhã: suco de laranja

almoço: arroz integral (cateto) + feijão preto + purê de inhame

jantar: sanduíche de pão de Levain Integral + tapenade de azeitonas verdes + tomates secos caseiros.

Dica do dia:

G Living / Darker Cooler Side of Green

Haute Nature

22 fevereiro, 2010

Desafio!


Não é de hoje que eu flerto com a culinária vegetariana. Ocorre que de um tempo para cá, resolvi embatucar com a chamada culinária vegan, ou seja, com uma alimentação sem a ingestão de nenhum tipo de proteína do mundo animal. Mas confesso que isto me assusta um pouco - como sobreviver sem comer queijos? Como viver sem comer meus deliciosos bolos, que levam, é claro, ovos? E por aí vai – a lista de restrições é bastante extensa. Há alguns dias, no entanto, li uma entrevista (não me lembro aonde) com uma especialista vegan que propunha uma experiência relativamente simples – a adoção desta dieta por 30 dias. Segundo ela, 86% das pessoas que topam o desafio, resolvem manter a dieta, pois percebem, no próprio corpo, os seus benefícios. Pele mais bonita, cabelos e unhas mais fortes, intestino bem mais saudável, e uma disposição quase adolescente. Confesso que me animei com estas perspectivas! Daí que resolvi enfrentar o desafio. E a partir de hoje (e pelos próximos 30 dias) farei uma espécie de diário alimentar, tentando com isto entender tanto os resultados desta alimentação no meu corpo como a viabilidade da adoção desta alimentação em um país muito pouco atento a estas importantes questões nutricionais e ambientais e que, por esta razão, não oferece muitas opções aos comensais.

O bom disto tudo é que conto com uma série de blogs e sites bem bacanas sobre o assunto, todos recheados de receitas deliciosas. Estes são os meus preferidos:







Dia 0, 21/02/2010


café da manhã: pão de três cereais (uma delícia do Talho Capixaba, com passas e nozes) + geléia St. Dalfour de laranja com gengibre. 1 copo de chá de amora gelado.


almoço: feijão vermelho com cravo + arroz integral (cateto) + cogumelos refogados com cebola roxa, molho de soja e bastante salsinha.


jantar: primeiro desafio: cheguei em casa tarde e cansada, depois de um domingo ensolarado, as crianças querendo lanchar a tradicional pizza. O que fazer? Desistir no primeiro obstáculo? Não, fiz a pizza das crianças e comi club social integral com pasta de soja, cenoura ralada e cebolinha.


Dia 1, 22/02/2010


café da manhã: suco de laranja + couve + linhaça.


almoço: arroz integral (cateto) + feijão preto + rodelas de cenoura cozidas.


jantar: sanduíche de pão de Levain Integral + abobrinhas grelhadas + tapenade de azeitonas verdes.


Para a Tapenade:


1 xícara de azeitonas verdes descaroçadas

2 colheres de sopa de alcaparras

1 colher de sopa de suco de limão

raspas de 1 limão

pimenta branca moída

azeite


Bata tudo, use e abuse.

21 fevereiro, 2010

Novidades na estante

Ganhar presente é bom ... Mas ganhar presente escolhido a dedo é melhor ainda!




Coleção de cactus (presente dos filhotes)


Clássicos da Literatura Culinária. Os mais importantes livros da história da gastronomia, de Rudolf Trefzer (Editora Senac)



“Livros de culinária cumprem diferentes funções, de acordo com a época e o público a que se dirigem. Da Idade Média até o século XVIII, eles são considerados – como outros livros também – preciosidades, símbolos de status, cuidadosamente conservados.”



A Sopa de Kafka. Uma história completa da literatura mundial em 14 receitas, de Mark Crick (Editora Argumento)



“Dei um gole no meu whisky sour, apaguei meu cigarro na tábua de cortar e assisti um inseto tentando sair do ralo. Eu precisava duma mesa no Maxim’s, de cem pratas e de uma loira deslumbrante; só tinha uma perna de cordeiro e nenhuma idéia.”


Cook with Jamie. My guide to making you a better cook, de Jamie Oliver (Penguin Books)




“Dear possibly great cook!”




Escola de Chefs. Técnicas passo a passo para a culinária sem segredos, de Joanna Farrow (Editora Manole)


“Com um formato semelhante ao de uma cenoura, o cercefi pode ser preto (nesse caso é chamado de escorcioneira) ou branco. Fica delicioso em uma sopa cremosa com cebola, caldo, creme de leite e ervas, ou quando servido fatiado depois de ferver e saltear na manteiga.”

Terras baixas, de Joseph O’Neill (Editora Alfaguara)



“Meu propósito imediato era descobrir o que acontecera com os bulbos de narciso que eu e alguns outros voluntários do clube de críquete havíamos enterrado em novembro último junto a um trecho da sebe do parque”.

Presente delícia, da Adriana da Cacau Noir!! Lindo e gostoso! Obrigada!

Sabores: mix praliné, chocolate com pimenta, cardamomo, pêra, flor de sal e limão siciliano.

P.S. - As lindas jóias (presentes da mama) são da Junia Machado.

19 fevereiro, 2010

A Helena merece!!!!

Festa de gente feliz é assim: colorida, cheia de pequenos detalhes de encher os olhos e as bocas, e melhor do que tudo isto junto, muito amor para compartilhar!



Algumas receitinhas e segredos da Jô:


Bem casados para todos - para os que já são e para os que ainda serão...

Bem-casados

Para a massa:

2 ovos inteiros com as gemas peneiradas
2 gemas peneiradas
100g de açúcar refinado
100g de farinha de trigo
40g de amido de milho
1 colher de chá de essência de baunilha

Para o recheio:

400g de doce de leite pasteurizado
400g de açúcar de confeiteiro
150ml de água filtrada
1 colher de café de limão

Modo de Fazer:

Bater as gemas, o açúcar, e a essência de baunilha, e bater em velocidade máxima por aproximadamente 15 minutos, até a massa crescer e ficar consistente. Então, peneirar a farinha de trigo e o amido de milho e incorporar levemente, à mão.

Utilizando um saco de confeitar com bico liso de diâmetro maior, faça os císculos de massa em uma forma forrada com papel manteiga. Faça pequenas bolinhas com diâmetro aproximado de 3cm, dando espaçamento para que elas possam crescer.Então asse em forno médio por cerca de 20 minutos ou até elas dourarem levemente.

Retire do forno, espere esfriar e case com o doce de leite. Use uma farta camada de doce de leite.


Brigadeiros multicores para atiçar a imaginação...


Negrinho melado(Carla Pernambuco)

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de melado de cana, que você encontra no supermercado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 pitada de sal
200g de chocolate granulado
manteiga para untar
ouro em pó para decorar (opcional)

Numa panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo sem parar com uma colher de pau, até desgrudar completamente do fundo da panela. Passe para uma tigela untada e deixe esfriar. Com as mãos untadas, faça bolinhas do tamanho que quiser e passe no granulado. Decore os docinhos com ouro em pó e distribua em forminhas de papel laminado.


Brigadeiro de especiarias(Patricia Scarpin, Technicolor Kitchen)


1 lata de leite condensado
1/3 xícara (80ml) de creme de leite fresco
½ colher (sopa) cheia de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga sem sal + um pouquinho extra para untar
1/8 colher (chá) de noz moscada moída na hora
1/8 colher (chá) de cravo em pó
½ colher (chá) de canela em pó
açúcar granulado, para cobrir os docinhos

Unte um prato fundo grande com manteiga e reserve.
Misture o leite condensado, o creme de leite, a farinha, 1 colher (sopa) de manteiga, a noz moscada, o cravo e a canela numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até que engrosse e solte do fundo da panela – cerca de 15 minutos. Transfira para o prato preparado, deixe esfriar completamente e então leve à geladeira para que fique mais fácil de enrolar.
Faça bolinhas com a massa, passe-as pelo açúcar granulado e coloque em forminhas de papel.

Bolos confeitados = presentes para os corações presentes ...



Eu simplesmente amei a festa!!
Parabéns Helena!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

18 fevereiro, 2010

"E, naturalmente, vivo na cozinha".


"às vezes vou lá para comer, outras vou lá para pensar o que vou comer da próxima vez que for comer, e ainda outras vezes para me exercitar um pouco. Não estou exagerando se disser que vou até a cozinha umas cem vezes por dia. Acho que estou indo lá neste instante para terminar a maçã que comecei a comer exatamente um minuto atrás. Espero que ainda esteja lá."

(Nora Ephron, Meu pescoço é um horror e outros papos de mulher, Ed Rocco)

11 fevereiro, 2010

Inspiração do dia: Andrea D'Aquino

Adorei o trabalho desta artista nova-iorquina. Mesclando colagens e ilustrações, Andrea D'Aquino evidencia todas as suas inspirações que vão desde a arte medieval até o maravilhoso universo criado pelo Google, passando pelo Mágico de Oz, pelas novelas de Salinger, pela patisserie francesa, e por aí vai. Vale a pena conhecer um pouco mais do seu trabalho. Aqui.



10 fevereiro, 2010

La felicità è un gelato!


Quem me conhece sabe que eu realmente acredito nisto. E com este calor escaldante nada, absolutamente nada, se compara a um bom picolé. Por isto hoje fui tomada de uma enorme alegria quando me deparei, sem querer, com um ponto de venda da Diletto. Bom, para começar, a estética dos picolés é absurdamente bonita, os sabores parecem encantados e os nomes convidativos. Como se não bastasse, há toda uma pesquisa de ingredientes super cuidadosa, que garante a qualidade do produto. Vejamos:



- Excelso Picolé de Framboesa (com frutas orgânicas da Patagônia)
- Celestial Picolé de Morango (na realidade, um sorbet)
- Faiscante Picolé de Limão Siciliano
- Épico Picolé de Abacaxi (feito com ananás italiano)
- Pomposo Picolé de Tiramisu (com mascarpone, café e um toque de vinho Marsala)
- Esfuziante Picolé de Chocolate Italiano (com cinco tipos de cacau)
- Olímpico Picolé de Pistache (oriundos da região vulcânica de Etna)
- Suntuoso Picolé de Coco da Malásia
- Majestoso Picolé de Menta com chocolate belga
- Augusto Picolé de Gianduia com cobertura de chocolate belga e avelã
- Pindérico Picolé de Papaia e Manga (sorbet feito a partir de frutas caribenhas)
- Faustoso Picolé de Capuccino (com grãos Arábica da América Central)



Agora concordam que la felicità è um gelato?

08 fevereiro, 2010

Lanche Escolar e Obesidade


Todo ano é a mesma coisa - o ano escolar começa e começa também a preocupação com o que mandar de lanche. São preocupações recorrentes, que dizem respeito aos hábitos alimentares das crianças em idade escolar, e que, na maioria das vezes, não contam com a ajuda das cantinas disponíveis nas escolas que, via de regra, não estão devidamente abastecidas com aquilo que julgamos ser o melhor para os nossos filhos. Mas acabo de ler uma ótima notícia no San Francisco Chronicle, sobre um programa de reeducação e reorganização das merendas escolares nos E.U.A, a ser lançado ainda nesta semana, liderado por Michelle Obama. Segundo a matéria, o "The national school lunch program" irá justamente chamar a atenção para o vinculo existente entre a péssima qualidade dos lanches e as crescentes taxas de obesidade infantil.




Para os interessados neste assunto, vale a pena dar uma olhada no post da nutricionista Marcia Daskal (do site Panelinha), explicando a composição ideal do lanche escolar. Aqui.



E aproveitem para selecionar algumas receitas sugeridas pela Rita Lobo, no menu especial, Recreio.



Eu já escolhi a minha, do site Universo Orgânico:



Brownie de tâmara



Ingredientes:
- 1 e ½ xícara de farinha de trigo integral
- 1 e ½ xícara de outra(s) farinha(s) mais leve(s) (farinha de aveia, farinha de arroz)
- 4 colheres de sopa de cacau em pó
- 3 xícaras de água (ou leite de soja sem sabor e sem açúcar)
- 2 colheres de sopa (cheias) de leite de soja em pó
- 2 colheres de sobremesa de fermento em pó
- 2 xícaras de tâmaras picadas sem caroço.
- uma pitada de sal


Modo de preparo:


Bata no liquidificador as tâmaras e a água até virar uma pasta homogênea. Em uma tigela, peneire o sal, as farinhas, o leite de soja em pó, o cacau em pó e o fermento. Misture tudo e junte à pasta de tâmara para formar uma massa. Despeje a massa em uma forma média untada e leve ao forno com temperatura média (pré-aquecido) por 20-25 minutos, ou até cozinhar por dentro.

03 fevereiro, 2010

Sem força....

Confesso que este calor está me derrubando ... Depois de um dia exaustivo na rua, preparando a volta às aulas, fazendo compras para abastecer a casa e etc, pifei! Mesmo com um monte de coisas inspiradoras na geladeira, não tenho força para nada. A solução: minha atual comfort food preferida: palmitos frescos assados! Simples e extremamente reconfortante. Basta regar com azeite, salpicar de ervinhas frescas e vedar com papel alumínio. 40 minutos depois, tirar do forno e devorar!

Boa noite!

02 fevereiro, 2010

Dois de fevereiro, dia da Rainha do Mar!


E para Iemanjá, eu preparo um quitute especial – Bolinhos de peixe à moda de Mianmar, para ser saboreado ao som de Caymmi.

500 g de peixe de carne branca firme (cação ou badejo)
1 cc de gengibre em pó
½ cc de pimenta calabresa em flocos
1 dente de alho
1 cebola roxa pequena
300 g de camarões crus, descascados e limpos
1 maço de coentro
1 c s de nam pla
1 c c de cúrcuma em pó
Sal e pimenta
Óleo para fritar

Corte o peixe em pequenos cubos. Processe o gengibre, a pimenta calabresa, o alho e a cebola, fazendo uma polpa bem espessa. Acrescente os cubos de peixe, os camarões, o nam pla e o coentro fresco. Bata até obter uma pasta uniforme e lisa. Coloque a pasta em uma vasilha de metal e acrescente a cúrcuma, misturando bem para que o tom fique todo alaranjado. Tempere com sal e pimenta do reino. Com as mãos úmidas, faça pequenos rolinhos (tipo croquete) e frite-os. Até dourarem. Não coloque muitos de cada vez na panela, pois eles crescem. Escorra-os em papel toalha e sirva com molho de pimenta.



Dois de Fevereiro, Dorival Caymmi


Dia dois de fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
A saudar Iemanjá
Dia dois de fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
A saudar Iemanjá
Escrevi um bilhete a ela Pedindo pra ela me ajudar
Ela então me respondeu
Que eu tivesse paciência de esperar
O presente que eu mandei pra ela
De cravos e rosas vingou
Chegou, chegou, chegou
Afinal que o dia dela chegou
Chegou, chegou, chegou
Afinal que o dia dela chegou.

01 fevereiro, 2010

Rio 40 graus


Pensando (ou tentando pensar, porque com este calor escaldante é quase impossível juntar lé com cré) no que fazer para comer neste calor além das saladas já citadas, me lembrei de uma série de sopas frias feitas pela Fer do delicioso Chucrute com Salsicha. Confesso que sou quase virgem neste assunto, pois a única sopa fria que já tomei foi o tradicional gazpacho e isto já deve ter uns sei lá quantos anos. Mas tão logo me convenci de que este seria o prato do dia, me animei bastante, porque me lembrei de uma receita dos Green Chefs que eu tinha guardado no computador. E o melhor de tudo é que é uma receita raw, culinária que venho experimentando já há algum tempo.


Esta receita é do chef Omid e se chama Almond Fennel Soup.


1 xícara de amêndoas sem a pele
2 xícaras de água
1 pedaço de aipo
½ xícara de erva doce fresca picada
1 alho
1 colher de sopa de gengibre
4 folhas de manjericão


Deixe as amêndoas de molho por 4 horas. Após escorrê-las, bata todos os ingredientes no liquidificador até ficarem bem cremosos. Refrigere por 30 minutos.
Serve 2 pessoas.

Aproveito para indicar uma sobremesa, também super fácil de fazer.

Sorvete de Menta (Russel James)


2 xícaras de castanhas cruas
½ x de óleo de coco
¼ x de agave (mel ou maple)
1 fava de baunilha
1 x de leite de amêndoas
1 c de sopa de suco de limão
½ xícara de hortelã fresca

Remova as sementes da fava de baunilha e liquidifique todos os ingredients juntos. Deposite em pequenas forminhas e leve ao freezer.

Para fazer o leite de amêndoas:

Deixe 1 xícara de amêndoas de molho por algumas horas. Depois de escorrê-las, bata no liquidificador com 2 xícaras de água. Passe pelo coador de pano. Pronto!