31 dezembro, 2008


Todo mundo pode aprender a cozinhar – esta é a máxima do livro de Jamie Oliver inspirado no histórico Ministério da Comida, um organismo governamental criado na Inglaterra durante a II Guerra Mundial para ensinar os ingleses a se alimentarem de forma mais saudável, aproveitando o pouco alimento disponível. A idéia é fantástica e a retomada do conceito por Jamie também. Adotando a lógica da corrente, ensine um prato para alguém, que ensinará a mais duas pessoas e assim por diante, a idéia de Jamie é fazer com que as pessoas voltem a se alimentar de forma mais balanceada e redescubra o prazer de cozinhar – quem sabe as duas únicas alternativas viáveis para combatermos os danos que o rumo da alimentação vem tomando nas últimas décadas. Vale a pena comprar o livro e a idéia de Jamie – são receitas simples, fáceis e rápidas e, claro, gostosas. Mãos à obra, ensine alguém a cozinhar com amor! São os meus votos de Feliz Ano Novo!

30 dezembro, 2008


Há muito que tenho vontade de fazer uma pissaladière. Como sabem, esta autênctica torta provençal é a base de cebolas, anchovas e azeitonas pretas. Embora seja louca por cebolas e azeitonas, não sou muito fã de anchovas ... O que é realmente uma pena. Mas ontem resolvi tentar. Resultado, adorei a massa e a combinação das cebolas carameladas com a azeitonas e os tomates e não me agrediu em nada o gosto das anchovas, mas... da próxima vez, a farei sem elas.


Pissaladière, adaptada do livro Provence, Cookery School

Para a Massa:

1 1/3 de xícara de farinha
2 cc de fermento em pó
½ cc de sal
3 ½ cs de manteiga, em pedaços
½ xícara de leite

Junte os ingredientes secos. Acrescente a manteiga e, com o auxílio de um garfo, esfarele até parecer uma farofa. Junte o leite. Passe para uma superfície enfarinhada e sove rapidamente até formar uma massa bem macia mas firme. Pré-asse a massa por uns 10 minutos.

Recheio:

Doure fatias de cebolas no azeite com algumas folhas de sálvia fresca. Umas 5 cebolas grandes. Elas devem ficar bem douradas, por isto, use um fogo bem baixinho, tampe a panelas e, se precisar, vá acrescentando um pouco de água. Uns 15 ou 20 minutos após o início do cozimento, acrescente uns 4 alhos picados, sal e pimenta do reino. Cozinhe até dar o ponto. Cubra a massa com as cebolas e enfeite a superfície com filets de anchova escorridos, azeitonas pretas e pedaços de tomates (estes últimos foram por minha conta). Leve ao forno por mais uns 15 minutos.

27 dezembro, 2008


Este final de ano está sendo, como o previsto, super tumultuado. Crianças de férias, uma série infindável de eventos sociais, trabalhos por terminar e, claro, o cansaço característico desta época do ano. Não sei quanto a vocês, mas para mim, este é um período super instrospectivo – a hora do balanço e das promessas futuras. E tenho pela frente um grande desafio – parar, definitivamente, de fumar. Sei que parece um contra-senso absurdo mas a verdade nua e crua é que ainda faço parte daquelas pessoas que fumam – e muito. Mas o mais incrível é que para alcançar este pequeno grande objetivo sei que preciso remodelar vários aspectos do meu dia-a-dia, ou seja, levar uma vida mais saudável pressupõe, não apenas deixar de fumar mas me alimentar melhor e de forma mais consciente, fazer algum tipo de atividade física – o que, confesso, odeio, - e por aí vai ... Junte todas estas decisões pessoais mais as de gastar menos, ter mais tempo para o prazer e etc e tal e... realmente estou exausta, doida para que o ano termine e eu possa ver a luz novamente! Tudo isto para justificar a minha ausência por aqui e me desculpar por não ter desejado a todos vocês um excelente Natal.
De presente fica esta deliciosa Terrine de Lentilhas que fiz para o Natal aqui de casa. Realmente surpreendente e deliciosa.

1 xícara de lentilhas francesas
2 xícaras de caldo de vegetais
1 cebola roxa cortada pedaços grandes
Tomilhos
1 folha de louro
1 ½ cc de sal
¼ cc de pimenta
1 cs de azeite
½ xícara de cebolas fatiadas
Vinagre balsâmico
½ xícara de avelãs tostadas


Lave as lentilhas e leve-as ao fogo com o caldo, o sal, a cebola roxa em pedaços grandes, a pimenta, o louro e o tomilho. Quando a lentilha cozinhar e absorver todo o líquido, descarte as cebolas. Em uma pequena frigideira, doure as cebolas fatiadas em um pouco de manteiga e, acrescente o vinagre balsâmico até caramelizá-las. Leve as lentilhas, as cebolas carameladas e as avelãs ao processador. Deposite este “creme” em formas próprias para terrine, lembrando de forrá-los inteiramente com filme plástico. Leve para gelar antes de servir. Na hora de serví-la jogue or cima um molho feito com cebolas, cogumelos, balsâmico e tomilhos.

03 dezembro, 2008

Cheesecake de caramelo


Estava para fazer esta receita da Fer há algum tempo. Finalmente seu dia chegou ... Não fiz a receita exata, pois adaptei aos ingredientes que tinha em casa, mas o resultado foi supreendente. Gostei bastante do sabor, da textura e do visual - embora a fotografia não revele isto! Mas, enfim, um dia chego lá.


Para a massa:


1 1/4 xícaras de biscoito champagne moído
6 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
3 colheres de sopa de açúcar


Para o cheesecake:

300 g de ricota fresca
200 g de queijo cottage
1/2 xícara de açúcar
1 gema grande
2 ovos grandes inteiros
1/2 colher de chá de extrato de baunilha


Para o caramelo:

1 xícara de açúcar
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de amêndoas em pedaços assadas
1 pitada generosa de flor de sal


Mistuire todos os ingredientes da massa e pressione essa farofa no fundo de uma forma grande de torta - as de fundo removível. Dê uma pré-assada. Na batedeira, bata a ricota e o cottage com o açúcar até ficar bem leve e cremoso. Acrescente a gema e os aovos e adicione a baunilha. Bata mais um pouco. Coloque essa mistura sobre a massa na forma e asse por uns 40 minutos, até a massa ficar bem fiirme. Deixe esfriar completamente dentro da forma.
Para o caramelo: Numa panela misture o açúcar com 1 colher de sopa de água, mexa bem e leve ao fogo médio. Deixe o açúcar derreter e ferva até o liquido ficar com uma cor de ambar. Adicione a manteiga rapidamente, retire do fogo, mexa bem para incorporar e adicione o creme de leite. Mexa vigorosamente até formar um creme bem liso. Deixe esfriar em temperatura ambiente.
Retire o cheesecake da forma, coloque numa travessa, espalhe as amêndoas, salgue e jogue o caramelo por cima. Leve a geladeira até a hora de servir.