28 fevereiro, 2008

Minhas rúculas bebês


Já estão com 10 dias de vida...
Depois que a rotina do dia-a-dia escolar recomeçou (tanto a das crianças quanto a minha), não tenho tido muito tempo de postar as gostosuras que andam frequentando minha cozinha. Mas guardei alguns registros, infelizmente não todos. Dentre estes últimos merece menção o tabule de quinoa do Panelinha e o bolo de laranja do livro do Ateliê Culinário - ambas as receitas fáceis e rápidas - ideais para o momento atual. Quanto aos registros...




Torta improvisada de brie com shitake










Cookies de chocolate da Ana Elisa do La Cucinetta



250g de chocolate amargo
85g de manteiga sem sal
45g de açúcar cristal orgânico
1 ovo extra-grande orgânico
2 pitadas de sal
125g de farinha de trigo
10g de cacau em pó de qualidade (NÃO use chocolate em pó)
3g de fermento químico em pó
95g de chocolate branco de qualidade picado (que tenha como única gordura a manteiga de cacau)
45g de castanhas de caju SEM SAL picadas (eu usei amêndoas)



Derreta o chocolate amargo e a manteiga em banho maria. Misture em uma tigela grande o ovo, o açúcar e o sal.Junte o chocolate derretido e misture. Peneire a farinha, o cacau e o fermento e misture ao chocolate, incorporando bem. Junte as amêndoas e o chocolate branco e mexa até que fiquem bem espalhados na massa.Forre uma assadeira bem grande com papel-manteiga e, com a ajuda de uma colher de sopa, disponha os pedaços de massa, uns 3-4cm distantes umas das outras. Você pode fazê-los menores, com uma colher de chá. Faça isso rapidamente, pois a massa endurece conforme passa o tempo. Com as costas de uma colher , pressione ligeiramente os pedaços de massa para que fiquem com 1cm de altura. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15 minutos (10 minutos, de os biscoitos forem menores).


Tortilla de batatas (infelizmente esqueci o blog de origem)



Fritar até dourar 500 gr de batatinha fatiadas em 3 colheres de sopa de azeite. Acrescentar 4 cebolas roxas picadas e refogar até ficar translúcida. Acrescentar 2 alhos porós fatiados, temperar com sal e pimenta e 1/4 de colher de chá de páprica picante. Tranferir este refogado para um bowl. Na panela, acrescentar mais 4 colheres de sopa de azeite, dois alhos picados e 2 fatias de pão picado, até dourá-los. Juntar ao bowl. Bater 7 ovos e juntar 1/2 xícara de salsinha picada. Juntar os dois preparados, salpicar com 1/2 xícara de gorgonzola e levar ao forno por uns 10 minutos.




Receita do Bolo de Laranja



1 laranja média


1 xícara de açúcar


2 xícaras de farinha de trigo


1 xícara de óleo de girassol


1 colher de sopa de fermento em pó



Para o Glacê


1 colher de suco de laranja


4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro



Descasque a laranja, separando a casca laranja da casca branca. Descarte a branca e os caroços da laranja. Bata a polpa no liquidificador, juntamente com o óleo, os ovos e o açúcar. Despeje esta mistura num bowl e acrescente a farinha e o fermento peneirados. Misture tudo rapidamente. Leve para assar. Quando desenformar, regue com o glacê e polvilhe sementes de papoula.

22 fevereiro, 2008

Mais um presentinho da Mari do Na Batedeira : "Este blog não me sai da cabeça".

"blog é do tipo que, apesar da sua vida corrida, com milhões de relatórios para entregar, clientes pra recepcionar, patrão te enchendo a paciência, você não pode deixar de dar uma espreitadela para conferir as novidades. É aquele blog que você lê todo o santo dia, mesmo que não haja novidades. Aquele tipo que, no trabalho, ou numa caminhada, ou num churrasco entre amigos, você não vê a hora de aceder à Internet para dar uma olhadinha. Enfim... para resumir... é aquele blog que não te sai da cabeça."


Muito obrigada Mari!!!

20 fevereiro, 2008

Meu bolo de aniversário !!




18 fevereiro, 2008

Viva !!!


A Mari do Na Batedeira me deu de presente este "selo de qualidade". Chiquérrimo né? Muitíssimo obrigada, Mari.


1 - Este prémio deve ser atribuído aos blogs que considerem serem bons. Entende-se como "bom" os blogs que costuma visitar regularmente e onde deixa comentários;
2 - Só se recebeu o "É um blog muito bom sim senhora", deve escrever um post incluindo:. a pessoa que lhe deu o prémio com um link para o respectivo blog; a tag do prémio;. as regras;. e a indicação de outros 7 blogs para receberem o prémio;








17 fevereiro, 2008

Sou absolutamente fã de ilustrações, tanto que tenho pensado seriamente em criar um blog só sobre o assunto. Fazendo minhas pesquisas para este futuro projeto, me deparei com uma linda série de selos britânicos dando conta de seus hábitos alimentares. Não bastasse a idéia por si só ser genial, ela foi executada pela ilustradora Catell Ronca! Vale conhecer seu trabalho.
Os selos foram lançados pelo Royal Mail, o correio britânico, e as ilustrações foram selecionadas a partir de um concurso entre os estudantes de arte plástica do Royal College of Art, de Londres.





One apple a day keeps a doctor away!


O tradicional fish and chips.


Massa e vinho italianos.



Comida japonesa - febre em todo lugar.


Arroz com hashi.

O famoso chá das cinco!

14 fevereiro, 2008

Cuscuz ( 37 segundos após sua confecção)


Esta é a foto do meu primeiro cuscuz, clicada 37 segundos após sua confecção! Brincadeiras à parte, confesso que ontem fui tomada pelo pecado da gula. Fazendo compras no supermercado, me deparei com um saquinho de tapioca e, imediatamente, pude sentir o gostinho do cuscuz com aquela cobertura surreal de leite condensado puro. Eis que quando, num impulso, peguei o saquinho e lá estava ela - a receita! Rapidamente voltei pra casa e fui fazer a sobremesa mais fácil dos últimos tempos ...


2 1/2 xícaras de leite adoçadas com 1 colher de sopa de açúcar

1 1/2 xícara de tapioca

1 xícara de coco ralado fresco

1/2 xícara de açúcar

1 pitada de sal


É só misturar tudo e deixar descansar por 4 horas, já enformado numa forma de pão coberta de filme plástico. Após este tempo, levar para gelar. Quando for servir, desenforme a cuscuz, cubra com mais coo ralado e com leite condensado ao gosto do freguês.

12 fevereiro, 2008


05 fevereiro, 2008

Conversando com meus botões


Poucas coisas me dão mais prazer na vida do que cozinhar para os meus. Elaborar o menu, fazer as compras, me perder entre as prateleiras de livros de culinária, fuxicar lojas de artigos para a cozinha. Toda esta reflexão foi suscitada por uma simples revista - a Elle à table de dezembro - que comprei ontem e que pôs a perder a minha convicção da radicalização alimentar que comentei em um dos últimos posts. Será que este é mesmo o momento ideal para uma mudança tão drástica? Talvez não seja. O que não significa que não tenha muitíssimo a ganhar com os aprendizados da Anna. Já nesta primeira semana, introduzi algumas novidades na minha alimentação. Primeiro, o famoso suco de luz. Foram alguns dias despertando com aquele suco tão poderoso, feito com couve, pepino, cenoura, limão, gengibre, salsa, hortelã, maça e sementes de linhaça. Confesso que gostei muito do resultado e pretendo continuar a fazê-lo. (Talvez não com a frequencia desejada). A outra novidade adorável foi conhecer o famoso agave. É simplesmente delicioso... E para completar as famosas goji berries, segundo minha "professora", uma das mais ricas fontes de anti-oxidante naturais ... Pois é, acho que ir mesclando minhas novas descobertas com minhas já tão arraigadas neuras gastronômicas, é a melhor proposta do momento ... De qualquer forma, irei postando aqui as minhas impressões sobre esta nova porta gastronômica que me foi aberta.