31 dezembro, 2008
30 dezembro, 2008
Pissaladière, adaptada do livro Provence, Cookery School
Para a Massa:
1 1/3 de xícara de farinha
2 cc de fermento em pó
½ cc de sal
3 ½ cs de manteiga, em pedaços
½ xícara de leite
Junte os ingredientes secos. Acrescente a manteiga e, com o auxílio de um garfo, esfarele até parecer uma farofa. Junte o leite. Passe para uma superfície enfarinhada e sove rapidamente até formar uma massa bem macia mas firme. Pré-asse a massa por uns 10 minutos.
Recheio:
Doure fatias de cebolas no azeite com algumas folhas de sálvia fresca. Umas 5 cebolas grandes. Elas devem ficar bem douradas, por isto, use um fogo bem baixinho, tampe a panelas e, se precisar, vá acrescentando um pouco de água. Uns 15 ou 20 minutos após o início do cozimento, acrescente uns 4 alhos picados, sal e pimenta do reino. Cozinhe até dar o ponto. Cubra a massa com as cebolas e enfeite a superfície com filets de anchova escorridos, azeitonas pretas e pedaços de tomates (estes últimos foram por minha conta). Leve ao forno por mais uns 15 minutos.
27 dezembro, 2008
De presente fica esta deliciosa Terrine de Lentilhas que fiz para o Natal aqui de casa. Realmente surpreendente e deliciosa.
1 xícara de lentilhas francesas
2 xícaras de caldo de vegetais
1 cebola roxa cortada pedaços grandes
Tomilhos
1 folha de louro
1 ½ cc de sal
¼ cc de pimenta
1 cs de azeite
½ xícara de cebolas fatiadas
Vinagre balsâmico
½ xícara de avelãs tostadas
Lave as lentilhas e leve-as ao fogo com o caldo, o sal, a cebola roxa em pedaços grandes, a pimenta, o louro e o tomilho. Quando a lentilha cozinhar e absorver todo o líquido, descarte as cebolas. Em uma pequena frigideira, doure as cebolas fatiadas em um pouco de manteiga e, acrescente o vinagre balsâmico até caramelizá-las. Leve as lentilhas, as cebolas carameladas e as avelãs ao processador. Deposite este “creme” em formas próprias para terrine, lembrando de forrá-los inteiramente com filme plástico. Leve para gelar antes de servir. Na hora de serví-la jogue or cima um molho feito com cebolas, cogumelos, balsâmico e tomilhos.
03 dezembro, 2008
Cheesecake de caramelo
Para o cheesecake:
Para o caramelo:
Mistuire todos os ingredientes da massa e pressione essa farofa no fundo de uma forma grande de torta - as de fundo removível. Dê uma pré-assada. Na batedeira, bata a ricota e o cottage com o açúcar até ficar bem leve e cremoso. Acrescente a gema e os aovos e adicione a baunilha. Bata mais um pouco. Coloque essa mistura sobre a massa na forma e asse por uns 40 minutos, até a massa ficar bem fiirme. Deixe esfriar completamente dentro da forma.
Para o caramelo: Numa panela misture o açúcar com 1 colher de sopa de água, mexa bem e leve ao fogo médio. Deixe o açúcar derreter e ferva até o liquido ficar com uma cor de ambar. Adicione a manteiga rapidamente, retire do fogo, mexa bem para incorporar e adicione o creme de leite. Mexa vigorosamente até formar um creme bem liso. Deixe esfriar em temperatura ambiente.
Retire o cheesecake da forma, coloque numa travessa, espalhe as amêndoas, salgue e jogue o caramelo por cima. Leve a geladeira até a hora de servir.
30 novembro, 2008
Eu já gostava da moça meio que por tabela – para mim, tudo e todos que a Nina Horta gosta, eu gosto. Assim, pura e simplesmente! Procuro acompanhar as colunas da Nina, seja as da Folha de São Paulo, ou mesmo as do site Basilico. E foi assim que acabei conhecendo a Mari Hirata. Como também adoro comida japonesa ... Mas eis que esta semana, na rotineira visita a uma livraria, me deparei com seu livro, publicado pela PUBLIFOLHA – As minhas receitas japonesas. O pequeno prazer ao alcance de todos. Simplesmente bárbaro – bonito, simples, cheio de histórias ncantadoras. Com toda a certeza, este deve ser o primeiro livro na lista de presentes de natal ...
Ocorre que agora tenho um problema pela frente – só sossego quando tiver a oportunidade, sorte e alegria de fazer um curso com ela. Quem sabe Papai Noel não atende meu pedido...
26 novembro, 2008
Lingue do Piemonte
21 novembro, 2008
Ensaios natalinos
Ingredientes:
2 1/4 xíc. de farinha de trigo
1 colh. (chá) de fermento químico em pó
1 colh. (chá) de sal
1 xíc. (200g) de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 xíc. de açúcar cristal claro orgânico
1 colh. (chá) de essência de baunilha
2 ovos extra-grandes orgânicos
2 xíc. de gotas de chocolate amargo
Preparo:
Numa tigela, misture a farinha, o fermento em pó e o sal.
Na batedeira, bata devagar a manteiga, os açúcares e a essência de baunilha até ficar cremoso. Junte os ovos um a um, misturando bem a cada adição. Acrescente a farinha em partes e misture até ficar homogêneo. Misture uniformemente as gotas de chocolate.
Sobre uma assadeira grande não untada, disponha bolotas de massa do tamanho de 1 colher de sopa, para que todos os cookies assem por igual. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por mais ou menos 15 minutos ou até que os cookies estejam dourados nas bordas.
04 novembro, 2008
30 outubro, 2008
A azeitona é um fruto produzido pela árvore conhecida como oliveira. Sua cor pode variar, podendo ser verde, preta ou rosada. A azeitona possui um óleo que é rico em ácidos graxos insaturados, excelente para aumentar o bom colesterol no organismo.
As azeitonas pretas são mais calóricas do que as verdes, mas são mais ricas em fósforo (fundamental para o combate a osteoporose) e quatro vezes mais rica em potássio. O que faz com que não deva ser consumida por pessoas com doenças renais.
Já as azeitonas verdes, contém propriedades anti-oxidantes (excelentes no combate ao envelhecimento), e são ricas em sódio – não recomendada, portanto, aos hipertensos.
Tapenade de Azeitonas Verdes
150 g de azeitonas verdes sem caroço
3 filets de anchova
1 colher de sopa de alcaparras
3 colheres de sopa de azeite de oliva
Triturar todos os ingredientes juntos. Depositar o tapenade em um vidro esterilizado, cobrir com azeite de oliva. Guardar na geladeira.
24 outubro, 2008
Obrigado(a), Gabeira!!!
Em uma eleição marcada pelos panfletos apócrifos, é com orgulho que assinamos este manifesto, registrando nossa gratidão ao Gabeira pela enorme contribuição à democracia que sua brilhante campanha deixa para o Rio de Janeiro.
Não sabemos o que acontecerá no domingo, mas antes que o resultado das urnas se imponha sobre o clima fervilhante da campanha, é importante ressaltar o quanto Gabeira fez pelo resgate do verdadeiro sentido da democracia.
Mobilização da participação da sociedade, transparência na relação com a coisa pública, afirmação dos direitos sociais e individuais, solidariedade e fraternidade entre diferentes, essas foram suas tônicas.
Ao longo da campanha, Gabeira deu verdadeiras lições de como articular os princípios da democracia plural à solução de problemas específicos. Sua abordagem da questão da ampliação das creches, por exemplo, foi apresentada de modo articulado aos direitos da mulher; a questão da segurança pública aos direitos humanos, a questão da favela, articulada ao direito à habitação e ao direito ambiental, a questão juvenil, articulada ao direito à cultura, e assim por diante. Não faltou tampouco a ênfase no problema de minorias, como na questão dos portadores de deficiências e na questão dos direitos das prostitutas.
Mas nada foi tão emblemático do sentido mais geral de sua campanha, quanto a defesa dos direitos dos animais, especialmente dos animais domésticos. Ao defendê-los, Gabeira conclamou a todos que apostam na democracia a refletir sobre o sentido da vida em comum. Entendida como metáfora, a questão dos animais nos coloca diante do desafio que está posto para o planeta, mas que não pode ser resolvido senão a partir das grandes cidades, que é o da convivência entre seres diferentes com direitos iguais.
Com o legado desta campanha, o Rio de Janeiro já pode vislumbrar um projeto de reinvenção da esquerda na cidade, reconciliando-a com os melhores valores da Constituição de 1988, que havíamos perdido de vista, após anos de brutalidade e de máquinas que seqüestraram a política.
Obrigado(a), Gabeira!
Rio de Janeiro, 24 de outubro de 2008
14 setembro, 2008
Orgulho
29 agosto, 2008
20 agosto, 2008
12 agosto, 2008
Bom Dia!!!
Novidades na minha estante - o novo livro de Jamie Oliver e, finalmente, um livro da Nigella. Há muito que espero este lançamento pois, apesar de realmente achá-la bastante exagerada e, às vezes, descuidada em relação à saúde alimentar, comungo de sua filosofia de que cozinhar não é um ato performático, mas sim um simples gesto de alimentar aqueles que ama. Pois bem, eis a primeira receita que fiz: Muffins de banana com chocolate. Delicioso e rápido, daqueles que você prepara ao levantar e já pode experimentá-lo com a primeira xícara de café do dia!
Muffins de Banana com chocolate
3 bananas maduras amassadas
1 xícara de óleo vegetal
2 ovos
250 g de farinha de trigo
100 g de açúcar
1/2 cc de bicarbonato
1 cc de fermento em pó
150 g de chocolates em pedacinhos
Amasse as banas e reserve. Em um bowl, bata os ovos com o óleo. Em outro recipiente, junte a farinha, o açúcar, o bicarbonato e o fermento. Despeje a mistura de ovos e a banana amassada. Misture bem e, por fim, junte os pedaços de chocolate. Distibua igualmente entre as forminhas e leve para assar por uns 20 minutos.
09 agosto, 2008
Atendendo a pedidos...
05 agosto, 2008
Bolo da Semana no meio da Semana
200 g de Coco ralado
250 g de Aipim ralado
2 Ovos
75 g manteiga sem sal
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Bata a manteiga e o açúcar. Acrescente as gemas e bata mais um pouco. Junte o coco e o aipim, a farinha e o fermento. Por último, acrescente as claras em neve. Leve para assar.
03 agosto, 2008
Exagerada...
- Temperei com uma mistura de óleo de canola, mel, açúcar mascavo, bastante canela e uma pitada de sal.
29 julho, 2008
07 julho, 2008
Micro-revoluções que fazem a diferença...
03 junho, 2008
A melhor sopa do mundo
Bolinho da tarde
125g de farinha de trigo com fermento
125g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 colher de chá de fermento de bolo
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa bem cheia de café expresso instantâneo
2-3 colheres de sopa de leite
29 maio, 2008
Cupcake da Semana
20 maio, 2008
Nunca é tarde para desejar a todos uma ótima semana!
11 maio, 2008
08 maio, 2008
02 maio, 2008
Torta de queijo com coco
500 ml de leite
200 ml de leite de coco
4 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
150 gr de queijo parmesão ralado
1 pitada de sal
Basta bater tudo no liquidificador e untar bastante a forma – eu sempre uso papel manteiga para reforçar. Mais ou menos 1 hora de forno.
23 abril, 2008
Chia Seeds
As sementes são importadas do México e certificadas organicamente.
20 abril, 2008
Maravilhas nordestinas
Esta foto é do gigante inhame-do-norte. Inacreditável, né?
Mosaico de oleaginosas! Saúde na veia!
16 abril, 2008
Maravilha!
O catálogo infantil da editora Cosac Naify é precioso - acho que já fiz umas duas ou três referências aos seus títulos aqui. Acabo de ter em mãos um novo livro, extremamente especial - trata-se do volume Os Animais de todo o Mundo, do poeta francês Jacques Roubaud. Trata-se de uma espécie de Bestiário Contemporâneo com criativa ilustração de Fefe Talavera, que criou seus animais construídos a partir de suas próprias letras, com diferentes tipografias, desenhados inteiramente com letra-set. Deixo registrado aqui um presente:
“A girafa adelga o pescoço
até quando se adora queijo
se deve ser magra no queixo
esguia e fina como um caniço
Essa moda provoca tantos
problemas à nossa girafa
ela passa, o avestruz desabafa
e nem vou mencionar os Bantos!
Ela sonha com tagliatelle
com presunto cru (San Daniele)
mas ‘madame girafa’ diz: não
e sua dieta é sem cerveja!
coitada! sobre o pescoção
lá no alto, ela lacrimeja”.
15 abril, 2008
Adorei!!!!!!!!
12 abril, 2008
Porca Memória
"Na minha primeira incursão pela geografia portuguesa vivi praticamente de uma caridade solidária da qual nunca me esquecerei: em qualquer lugar em que falasse o mágico "tenho fome", uma festa era imediatamente organizada.Aquela comida simples me encantava, fosse carne ou peixe, servida com legumes quase sempre inteiros, apenas fervidos e regados com azeite saboroso: couves, cenouras, tomates, berinjelas, e batatas e mais batatas. (...) Depois de tudo que vi e vivi em Portugal, depois de tudo o que prendi com as pessoas e com suas mesas, quando algum babaca volta do feriado prolongado da Semana Santa ou do fim de ano, sem se dar conta de que cada lugar, vila ou bairro de Portugal sabe fazer uma sopa diferente e gostosa, quase sempre batizada com o nome de Nossa Senhora ou do santo de devoção local, e diz que em Portugal se come muito mal, me dá vontade de soltar o tourinho, esse que, como se diz, todo basco leva escondido nas entranhas. E dar-lhes, naquele lugar merecido, um bom par de chifradas".
11 abril, 2008
My Blueberry Nights
Corram para o cinema mais próximo!
Bom final de semana!