18 julho, 2007

Minha mãe chegou de viagem e me trouxe um monte de mimos gastronômicos - um pacote deste delicioso chá de sabor exótico - abacaxi, ruibarbo e hibisco, Funghi secchi, tomates secos, sal com algas, azeite para peixes, queijinhos de cabra.... Hoje ela venho provar o chá e acabou experimentando o maravilhoso pão italiano que aprendi com a Cris do From our home to yours. Aqui em casa ele durou pouquíssimas horas e já recebi outras encomendas.

15 julho, 2007

"Em última análise, vale a pena recordar que o bom pão depende sobretudo da
qualidade dos homens e mulheres que o produzem"
Steven L. Kaplan






Ótima resenha do livro do historiador Steven L. Kaplan, Good Bread Is Back - A Contemporary History of French Bread, the Way It Is Made and the People Who Make It, hoje no caderno Mais! da Folha de São Paulo.

14 julho, 2007

Coleção 2007/2008


Ontem, num ímpeto consumista, adentrei a simpática e chiquérrima loja do Aquim. É claro que me encantei com todas as novidades do novo cardápio e acabei trazendo para casa uma caixinha de financier de canela e banana e um vidro de flor de sal com ervas. Chegando em casa, resolvi dar uma olhadinha no livro da família Aquim e me lembrei de uma receita que adoro - sopa de cogumelos com pérolas de tapioca.


Sopa de cogumelos com pérolas de tapioca


60 g de sagu
40 g de funghi secchi
1 colher de shoyo
1 cebola média
70 g de manteiga com sal
80 g de shitake fresco em lascas
80 g de shimeji
80 g de portobello
80 g de cogumelos-de-paris
sal e pimenta
600 ml de caldo de carne
200 g de creme de leite fresco


Em uma panela coloque o funghi, o sagu, o shoyo e cubra com água, deixe cozinhar em fogo baixo. Em outra panela, doure a cebola na manteiga até que ela fique translúcida e acrescente os cogumelos. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por completo. Acrescente o caldo de carne e deixe em fogo baixo por 15 minutos. Junte o creme de leite e deixe reduzir até tomar uma boa consistência. Bata no liquidificador e retifique o tempero. Sirva quente com 1 colher de tapioca e um pedaço de funghi secchi.


Variações sobre o mesmo tema

Adoro variar os sabores de minhas sobremesas preferidas. E esta combinação de café com laranja me agrada bastante:



Creme Brulê de café com geléia de laranja



750 ml de creme de leite

250 ml de leite

café solúvel o quanto baste

9 colheres de sopa de açúcar

geléia de laranja (de preferência a que contenha pedaços)



Misture bem todos os ingredientes. Distribua nas forminhas próprias para creme brulê. Asse em banho-maria a 150 g por 20 minutos. Confira se está firme. Se não estiver, deixar por mais 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Guarde na geladeira até a hora de servir.

Ao misturar os ingredientes formará uma espuma, tente despejar no recipiente em que será assado no banho-maria sem a espuma. Quando for queimar o açúcar, faça em duas etapas; a primeira: despeje pouco açúcar e queime sem dar muita coloração e espere esfriar, isso fará com que o creme brulê fique com uma camada impermeável; na segunda: coloque um pouco mais de açúcar e queime até caramelizar.



Receita e dicas do chef Flávio Frenkel, incluída no catálogo da Spicy outono/inverno 2007.

Este porta-copos divertidíssimo pode ser encontrado aqui.

12 julho, 2007

Nome de Família


Hoje me deu a louca e resolvi dar uma fugida básica no meio da tarde e me enfiar numa sala de cinema. O bom de tudo isto foi, além do gostinho de estar fazendo algo proibido, ter escolhido um filme que adorei - Nome de Família. É claro que saí querendo comer algo com sabor indiano... Cheguei em casa e fiz uma sopa de couve-flor ao curry com lascas de amêndoas torradas. E não é que ficou ótima!


Sopa de Couve-flor ao curry


1 couve-flor

1 cebola

curry

manteiga

1/2 litro de água fervente

250 ml de leite



Primeiro, escalde os buquezinhos da couve-flor em água fervente salgada por 3 minutos. Escorra. Numa panela, refogue a cebola picada na manteiga e tempere com o curry. Junte os buquezinhos, mais ou menos 500 ml de água fervente e 250 ml de leite. Deixe cozinhar por uns 30 minutos. Bata a sopa no liquidificador até conseguir a consistência desejada. Na hora de servir, salpique lascas de amêndoas assadas.

AS BRUXAS de bruxelas
batem panelas
pra espantar as baratas tontas
que vivem nas pontas
dos sapatos delas
In: Rilke shake - Angélica Freitas (Cosac Naify, 2007)

11 julho, 2007

O drama das maçanetas


Como todos estão percebendo, estou totalmente sem tempo para nada – os dias passam voando e eu não consigo me decidir de prefiro esta ou aquela maçaneta...

Mas como a cozinha aqui de casa não pode parar, embora já esteja quase que integralmente encaixotada para a mudança, resolvi procurar algumas receitas de sobremesa, daquelas rápidas e certeiras.

Eis que me deparei com estas duas receitas, ambas do site Epicurious, que me tentaram – Quick Tiramisu e Affogato Mocha.


Quick Tiramisu

6 colheres de sopa de Kahlúa ou outro licor de café qualquer
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de água
2 colheres de chá de café instantâneo
½ xícara de mascarpone ou cream cheese
2 colheres de sopa de creme de leite

1 bolo pronto fatiado
2 colheres de chá de cacau em pó

Misture o licor, com 1 colher de açúcar, 1 de água e o pó de café. Mexa até o café dissolver completamente. Reserve. Em outro recipiente, misture o mascarpone, o creme, 1 colher de sopa do creme de licor preparado e as duas colheres de sopa de açúcar restantes. Forre o recipiente onde será feito o tiramisu com uma camada de fatias de bolo. Sobre cada uma delas espalhe um pouco da mistura de licor preparada. Cubra-as com uma camada do creme mascarpone. Faça uma nova camada de bolo, regue novamente com o preparado de licor. Enfeite a superfície com o cacau em pó. Está pronto. Cubra e refrigere.


Affogato Mocha

1 bola de sorvete de chocolate
2 colheres de sopa de chocolate amargo picado
2 colheres de sopa de café preparado bem quente
2 colheres de sopa de rum

Sirva imediatamente.

06 julho, 2007

Sonhos de um fim de semana de inverno


Finalmente a semana está chegando ao fim... Apesar do final de semana movimentado que tenho pela frente, é sempre com uma sensação de prazer que chego em casa na sexta-feira após buscar as crianças na escola. Nestas horas sempre tenho vontade de cozinhar algo diferente. O menu de hoje foi: de entrada um bom queijo de cabra e um delicioso pão italiano, o prato principal foi uma "receita-adaptação", ao invés de baringelas a parmeggiana, abobrinhas. Como tínhamos um pote de sorvete de coco com amêndoas, resolvi fazer uma receita de bolo que encontrei neste site e que me pareceu bastante interessante - principalmente por levar azeite na massa.


Bolo Rápido


1/2 xícara de semolina
2/3 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 xícara de açúcar
4 ovos
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de baunilha

Junte os ingredientes secos. Misture muito bem os ovos com os ingredientes líquidos. Junte as duas misturas. Leve ao forno, numa forma untada e enfarinhada e deixe assar por uns 30 minutos. Quando estiver pronto, regue com a seguinte calda:

1/2 xícara de açúcar
1 xícara de água
suco de meio limão

Misture tudo e cozinhe por uns 10 minutos. Reserve até a hora de regar o bolo.

Obs: Voltando ao início deste post... Finalmente a semana está chegando ao fim... Apesar do final de semana movimentado que tenho pela frente, ou exatamente, por este motivo, o desejo de ir à Paquetá é urgente. Que fique pelo menos um registro sincero desta intenção!