29 janeiro, 2008


Quer coisa mais gostosa do que comer, num dia chuvoso, um bolinho de banana com chocolate?

Eis a receita:


250 g de farinha de trigo

120 g de açúcar mascavo

1 1/4 cc fermento em pó

1/2 cc bicarbonato de sódio

1 cc de gengibre em pó

1 ovo

3 cs de óleo

200 g de iogurte

2 cc de raspas de laranja

2 bananas

1 tablete pequeno de chocolate, em pedacinhos

açúcar mascavo para polvilhar


Misture os 5 primeiros ingredientes. Bata o ovo com o óleo, o iogurte e as raspas da laranja. Junte os ingredientes líquidos aos secos. Acrescente as bananas em rodelas (reservando algumas para enfeitar os bolinhos) e os pedacinhos de chocolate. Decorar os bolinhos com as rodelas de bananas reservadas, polvilhar com o açúcar e lever ao forno por aproximadamente 25 minutos.

28 janeiro, 2008

"Isto filhos, a poesia e a cozinha são irmãs."

Eça de Queirós

24 janeiro, 2008

Estou me preparando para entrar numa temporada mais radical em relação a minha alimentação. Já passei por muitas fases alimentares – já fui natureba, já fui vegetariana, já fui mais junk também. Mas há alguns anos, desde que as crianças nasceram, fiquei um pouco mais relaxada - refeições saudáveis pero no tanto, ou melhor, saudáveis mas sem o exagero de um certo radicalismo que, confesso, combina com a minha personalidade. A partir da próxima semana irei me aventurar pela onda da raw food pelas mãos da chef Anna Elisa de Castro, num programa de seis meses intitulado terapia de saúde integral. Confesso que estou bastante animada e pronta para a empreitada – louca de vontade de aprender mais coisas na cozinha ...


Estes dois livros contam com a participação da Anna Elisa e, em breve, vocês poderão conhecer mais um pouco de seu trabalho no site www.paraserfeliz.com.br.

23 janeiro, 2008

Jantar fora já foi um dos meus programas favoritos, mas devo confessar que de um tempo para cá isto não é mais verdade. Quase sempre fico com uma sensação de que estaria comendo melhor em casa. É claro que existem ocasiões em que a comida é o de menos, mas a vontade de comer pratos diferentes e elaborados geralmente é o grande motivador destas saídas. Ontem, mais uma vez esta sensação de decepção acompanhou meu jantar no badalado restaurante Sawadee, no Leblon. Apesar do ambiente simpático, o local é muito barulhento e a comida deixou muito a desejar. De entrada arriscamos pedir um mix de pasteizinhos, com receheios de cogumelos, nirá e queijo de cabra. Além de estarem bem gordurosos, não foi possível distinguir seus sabores. Depois, como prato principal, pedi uma salada de filet mignon com uvas verdes que não gostei nem um pouco - veio lotada com pedaços de pepinos (informação omitida na descrição do prato). Como não sou fã de pepinos, pedi para o garçon retirá-los, mas seu sabor impregnou a salada de tal modo que foi difícil chegar ao final do prato. Minha mãe optou por uma sopa de frutos do mar com gengibre. Mas acho que também não ficou satisfeita ... E de sobremesa, bem... nem deu vontade de pedir.
Em compensação hoje estou bastante animada para as comidinhas aqui em casa. Ontem, antes de sair, preparei um doce de leite com açúcar orgânico, pensando em rechear um rocambole para o lanche dos meninos. E encontrei no horti-frutti um pacote de tamarindo que, provavelmente, renderá um delicioso frango tailandês seguido da receita de sorbet de tamarindo da Tatu. Depois eu conto se deu certo...

20 janeiro, 2008

Rodada dupla


Hoje acordei com vontade de fazer uma sobremesa portuguesa. O motivo? Simplesmente inexplicável. Depois de pesquisar um pouquinho acabei me decidindo pela receita de baba-de-moça da Carla Pernambuco. Simples, rápida de ser feita e com um resultado divino. A receita, como verão a seguir, pede o uso de seis gemas. Pois bem, assim que terminei de fazê-la, me deparei com aquele potinho cheio de claras reservadas. Não tive muita escolha - virou um delicioso Pudim de Claras ... super fácil de fazer e igualmente delicioso. Basta bater as claras em neve bem firme com duas colheres de sopa de açúcar por clara. Ou seja, para as seis claras, 12 colheres de sopa de açúcar. Despejar numa forma de pudim já caramelizada e levar ao forno em banho-maria por 30 minutos. Só.


Baba-de-moça


1 xícara de leite de coco

1 1/2 xícara de açúcar

2 xícaras de água

1 colher de sopa de manteiga

6 gemas

4 cravos-da-índia


Junte a água, o açúcar e os cravos e ferva até o ponto de fio. Tire do fogo, junte a manteiga e deixe amornar. Mistures as gemas peneiradas com o leite de coco e junte à calda morna. Mexa bem. Volte tudo ao fogo médio, mexendo sem parar até engrossar levemente. Deixe resfriar antes de servir.



Para guardar suas receitas ... disponíveis aqui.

19 janeiro, 2008

Com este calor não dá vontade de comer nada ! Quantas vezes já ouviram esta afirmação? Pois olha que achei que nunca na vida fosse capaz de pronunciar esta frase, mas eis que é a única que passa pela cabeça quando abro a janela e ... nada, nem uma brisinha para refrescar a alma ... Então o que comer? Torta de Cebola ? Será?



Alsatian Onion Tart



Massa:


1 2/3x de farinha
1 pitada de sal
10 colheres de sopa manteiga gelada e ralada
5 colheres de sopa de água gelada


Misturar tudo e deixar descansar na geladeira por 45 minutos. Forrar a forma e deixar mais 15 minutos na geladeira antes de assar.


Recheio:


7 cebolas fatiadas
1/4 de xícara de azeite
2 pitadas de sal
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de leite



Refogar as cebolas no azeite. Tampar por 15 minutos. Abrir a tampa e deixar pegar uma cor. Salgar. Acrescentar as duas colheres de farinha, mexer bem e regar com o leite. deixe cozinhar mais uns minutinhos. Recheie a torta já pré-assada e leve ao forno por mais 15 minutos. É só.





P.S. Como podem ver não fiz muitos progressos com as fotos...

17 janeiro, 2008

sorbetto di limone

Depois do sucesso do sorvete de pera, do livro A Itália de Jamie, resolvi fazer o de limão. Com o calor enlouquecedor que está fazendo aqui no Rio, as alternativas para finalizar um jantar não são muitas. É claro que isto pode ser lido também como uma grande desculpa esfarrapada para alguém absolutamente fascinada por sorvetes. Mas devo dizer que, além de muito fácil de ser executada, esta receita vale pelo sabor bastante sofisticado da mistura limão-siciliano / mascarpone. Aí vai a receita do sorbetto, devidamente ilustrada - Será que algum dia ficarei satisfeita com os resultados das fotos? Tomara...


Sorbetto di limone


200 g de açúcar
200 ml de água
2oo ml de suco de limão siciliano
raspas da casca de 1 limão siciliano
1 colher de sopa bem cheia de mascarpone


Leve o açúcar e a água para ferver. Quando isto acontecer, deixe no fogo por 5 minutos. Desligue e deixe esfriar 15 minutos. Junte o suco, as raspas e o mascarpone. Dissolva tudo muito bem. Leve para congelar. Após 1 hora, retire do freezer e, com o auxílio de um garfo, mexa o srvete novamente. Repita o procedimento 3 vezes. Está pronto.


Passo-a-passo:


1. Prepare a calda








2. Junte o suco de limão, as raspas e o mascarpone






3. Leve a mistura ao freezer




4. A cada duas horas mexa a mistura




5. Pronto para saborear

16 janeiro, 2008

My Last Supper


Quem nunca gastou alguns dos seus preciosos minutos imaginando qual seria a última refeição de sua vida? Pois é, de louco e de gourmet todo mundo tem um pouco. Mas a fotógrafa Melanie Dunea foi um pouco mais longe – correu atrás de 50 chefs famosos e lhes fez a pergunta – o resultado é um super livros de fotos, entrevistas e receitas.
Eis alguns dos convidados: Ferran Adrià, Lidia Bastianich, Mario Batali, Daniel Boulud, Anthony Bourdain, Nobu, Jamie Oliver, ... E eis alguns dos resultados: Ferran Adrià gostaria de se deliciar com sashimis, caranguejos, mariscos, gergelim e algas e Lídia Bastianich, morreria por umas lindas fatias de presunto cru, um delicioso linguine com molho de mariscos, muito grana padano acompanhando e um suculento suco de pêssego.
O livro pode ser encontrado aqui. E você pode conhecer o projeto com um pouco mais de detalhes neste vídeo.

14 janeiro, 2008

Promessas de Ano Novo


Estou determinando que meu ano novo começa hoje. Acabo de chegar das minhas pequenas mas desejada e merecidas férias - após uma série de problemas (alguns simples e outras bastante complicados) que praticamente anularam meu último semestre, me sinto renovada e fortalecida para este novo ano. E nada mais justo do que uma estadia no meu paraíso aqui na terra - Cabo Frio. É claro que muitos lerão este post e pensarão, nossa que louca chamar Cabo Frio de paraíso, mas devo dizer que Cabo Frio é simplesmente lindo para quem conhece a cidade nos seus mínimos detalhes e, claro, que tudo isto somado às tão intensas memórias infantis e juvenis... Mas devo confessar também que em Cabo Frio não se come nada bem, muito pelo contrário, é raríssimo encontrar um restaurante minimamente aceitável - o que para mim tem um lado ótimo, que é cozinhar o tempo todo. Não à toa, sempre chego por lá carregada de livros e mais livros de receita. Como as coisas andam muito estranhas para o meu lado ultimamente (quero dizer, andavam), este ano fiz diferente - levei apenas romances e, na cozinha, abusei dos pães e bolos. E, pasmem, descobri dois ótimos restaurantes - O encantador Bistrô Benedito, no lindíssimo bairro da passagem, e o La Gôndola.

Hoje vou postar apenas duas receitas - a do pão que fiz diariamente e a do bolo de limão - ambas maravilhosas. Mas como primeira promessa do ano novo, prometo postar mais vezes ... e com mais frequência. É muito bom estar de volta. Feliz Ano Novo para todos.


Pâte à Pain


1 xícara de água morna

1 saquinho de fermento para pão

2 1/2 xícaras de farinha de trigo

1 pitada de açúcar

1 colher de chá de sal


Misturar 1 xícara de farinha, com o fermento, o açúcar e a água morna. Tampar e deixar descansar por cinco minutos. Ir acrescentando, 1 colher de sopa de cada vez, a farinha restante. Sovar a massa até ela ficar brilhante e elástica. Cobrir e deixar descansar 1 hora. Com os punhos, baixe a massa e a modele. Deixe crescer novamente (cerca de 1 hora). Leve ao forno para assar.


Cake au Citron


2 1/4 xícara de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

5 ovos

1 1/2 xícara de açúcar baunilhado

7 colheres de sopa de manteiga, derretida e resfriada

3/4 de xícara de creme de leite fresco

1/2 xícara de suco de limão

casca ralada de dois limões


Peneiras a farinha com o fermento e reservar. Bater os ovos com o açúcar. Acrecentar o creme de leite. Juntar a farinha reservada, a manteiga, o suco e a casca de limão. Assar por cerca de 1 hora.